Cotidiano

Cineasta sírio é impedido de entrar nos Estados Unidos para o Oscar

whitehlmets.jpg Links OscarLONDRES ? Um diretor de fotografia sírio não poderá participar da cerimônia do Oscar, no próximo domingo, após ser impedido de entrar nos Estados Unidos pelo Departamento de Segurança Interna americano.

Khaled Khateeb, de 21 anos, trabalhou no curta documentário “The white helmets”, finalista em sua categoria. O jovem teria sido barrado após oficiais alegarem ter encontrado “informações derrogatórias” contra ele.

A notícia chega um mês depois da polêmica restrição imposta por Donald Trump ? que proibiu a entrada de pessoas de sete nacionalidades predominantemente islâmicas, incluindo a Síria, de entrar nos Estados unidos ? ter sido bloqueada pela Justiça americana.

Com 40 minutos de duração, o documentário “The white helmets” retrata a Defesa Civil Síria, que salvou mais de 60 mil pessoas de edifícios bombardeados durante a guerra no país. A história será transformada em longa-metragem por George Clooney, que discursou contra Trump nesta semana.

A agência de notícias AP conta que Khateeb planejou ir à cerimônia com o diretor Orlando von Einsiedel e a produtora Joanna Natasegara, da Netflix.

“Se nós ganharmos esse prêmio, será uma forma de mostrar ao povo sírio que as pessoas de todo o mundo estão apoiando-as. Vai dar coragem para cada voluntário que acorda toda manhã para fugir de bombas”, disse Khateeb em um comunicado antes da premiação.

A ordem de Trump já tinha afetado a cerimônia anteriormente. O diretor Asghar Farhadi, vencedor do Oscar e indicado neste ano por “O apartamento”, na categoria melhor filme estrangeiro, teria sido barrado de acordo com a restrição. De qualquer maneira, o iraniano se antecipou e declarou que não participaria do Oscar, mas vai mandar representantes.

O Oscar será realizado neste domingo e terá Jimmy Kimmel como apresentador.