Cotidiano

Cineasta italiano Marco Bellocchio assina cartaz da 40ª Mostra de São Paulo

SÃO PAULO – O cineasta italiano Marco Bellocchio vai assinar o cartaz da 40ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, que acontece entre 20 de outubro e 2 de novembro. Bellocchio também será homenageado com o Prêmio Leon Cakoff e ganhará uma mostra especial com onze títulos, incluindo o inédito “Belos sonhos” e o curta “Pagliacci”.

O diretor italiano usou como inspiração para criar o cartaz o filme “Bom dia, noite” (2003), sobre o sequestro e a morte do ex-primeiro-ministro Aldo Moro pelas Brigadas Vermelhas nos anos 1970. Em depoimento à Mostra, ele disse que reelaborou um desenho que fez durante a pré-produção do filme:

“Não sei se é bonito, ou feio, mas me parecia, em relação ao meu trabalho e à minha imagem, bastante significativo. Tentei aproximar formas diversas que tivessem um forte significado referente à minha história e ‘Bom dia, noite’ é como o centro do meu trabalho. É um filme feito no início dos anos 2000, mas ao mesmo tempo concentra também toda uma série de experiências minhas, também, de envolvimento político?.

Bellocchio ganhou projeção em 1965 com seu primeiro longa-metragem, “De Punhos Cerrados”, que rompe com o neorrealismo e ataca frontalmente a família burguesa, um dos símbolos do conformismo italiano.

A seguir, os títulos que farão parte da mostra dedicada ao cineasta:

“De punhos cerrados” (1965)

“O diabo no corpo” (1986)

“Intrusa” (1999)

“A hora da religião” (2002)

“Bom dia, noite” (2003)

“Irmãs jamais” (2006)

“A bela que dorme” (2012)

“Sangue do meu sangue” (2015)

“Belos sonhos” (2016)

“Pagliacci” (Curta, 2016)