Cotidiano

Cine Joia aposta em público com interesses específicos em Jacarepaguá

2015 780990019-2015010748360.jpg_20160524.jpgRIO – As salas de cinema do Cine Joia, no RioShopping, estão para ser ocupadas por surfistas em junho. Depois, por fanáticos por games. Em seguida, por amantes da literatura. Pelo menos esse é o objetivo do sócio-diretor Raphael Camacho, que está apostando em nichos de mercado para criar um novo polo de cultura em Jacarepaguá. Essas três iniciativas são só as primeiras de uma série que o executivo quer botar em prática no espaço, inaugurado em novembro do ano passado.

? Se o cara vem ao nosso cinema para ver um filme de games, vai ter uma palestra ou uma conversa com alguém que é craque em games ? exemplifica Camacho. ? Com esse tipo de iniciativa, você atinge os grupos de interesse específico, que é um nome chique para tribo.

O primeiro cineclube a sair do papel será o para surfistas. Deve começar em junho, com um encontro por mês, em data a ser definida. Em agosto, a vez será dos gamers, com a exibição da final do torneio de Dota 2, um dos jogos multiplayers mais famosos do mundo, cuja competição é o análogo futebolístico da final de uma Copa do Mundo. Também ainda sem data, mas já garantida, está a exibição de filmes baseados em grande romances. A seleção vem sendo planejada em conjunto com a livraria SBS da Freguesia.

? Também queremos ter em breve a ?Bebê Joia?, uma iniciativa que está dando supercerto no Cine Joia de Copacabana. São sessões para mães com nenéns. As luzes ficam acesas e o som é mais baixo, para não incomodá-los ? diz Camacho.

Em junho, o Cine Joia começará a comercializar a Cervejoia, uma pilsen produzida pela cervejaria Allegra, também radicada em Jacarepaguá. A garrafa de 600ml da bebida sairá por R$ 15. A cervejaria já distribuía uma de suas marcas no cinema ? este mês, a partida final da Champions League, exibida pelo Joia, foi regada a louras geladas.

? A cerveja nasceu para compensar um pouco outras iniciativas, como a gratuidade para professores às segundas-feiras e a nossa política de meia-entrada para todos às segundas, terças e quartas ? explica Camacho.

Cinema tem programa para escolas públicas

No Cine Joia, estudantes de escolas públicas podem assistir a sessões gratuitas de cinema brasileiro por meio do programa Vilacine. A iniciativa vale para todas as unidades do Cine Joia: em Jacarepaguá; em Copacabana; no Cine Teatro Caetés, em Caetés (PE); e na Unibes Cultural, em São Paulo. Escolas interessadas em organizar visitas devem fazer contato pelo site vilacineeducacao.yolasite.com/contact.php.

Entre os filmes no catálogo estão: ?Junho, o mês que abalou o Brasil?, sobre os protestos de 2013; ?5 x Chico?, que acompanha uma jornada de cinco diretores pelo Rio; ?Velho Chico?; e ?Glauco do Brasil?, documentário que conta a vida e a obra do pintor Glauco Rodrigues.

? Juntamos dois patinhos feios do cinema nacional, filmes alternativos e documentários para atender crianças de escolas públicas ? conta Raphael Camacho.