Esportes

Cinco tocos espetaculares de LeBron James, o craque das finais da NBA

201606192351146838_AFP.jpg

A grande atuação de LeBron James nas finais da NBA, conquistando um título inédito para o Cleveland Cavaliers, pode ser definida em uma palavra: tocos.

NBA, finais Golden State Warriors x Cleveland Cavaliers Parte I

Para conduzir os Cavaliers à vitória por 93 a 89 sobre o Golden State Warriors na noite de domingo, que garantiu um triunfo por 4 a 3 na série decisiva, LeBron precisou transformar a rejeição da torcida de Cleveland, que o tratou como traidor há seis anos, em rejeição às tentativas de Stephen Curry, Andre Iguodala & cia., que estavam a um passo do título.

Há seis anos, quando trocou o Cleveland Cavaliers pelo Miami Heat – onde se tornaria bicampeão da NBA -, LeBron despertou a fúria dos torcedores que hoje o tratam como rei. Foi com grandes atuações, seguidas demonstrações de carinho e tocos decisivos que James reconquistou a torcida desde seu retorno, em 2014, até o título.

A conquista deste domingo, que consolida LeBron como um dos melhores da história do basquete, foi recheado de tocos em momentos dramáticos da série decisiva contra o Golden State Warriors. O GLOBO lembra cinco desses tocos:

– Jogo 7: LeBron em Iguodala

LeBron: toco em Iguodala – Jogo 7

Com o placar empatado em 89 a 89, faltando menos de dois minutos para o fim do jogo, o Golden State armou um contra-ataque fulminante. Curry serviu Iguodala, que venceu JR Smith sem dificuldade e preparou a bandeja. LeBron James surgiu como um raio e “grampeou” a bola na tabela, negando a tentativa que deixaria os Warriors em vantagem. Pouco depois, Kyrie Irving acertou um arremesso de três pontos e encaminhou o título para o Cleveland Cavaliers.

– Jogo 7: LeBron em Curry

LeBron: toco em Steph Curry – Jogo 7

Embora o bloqueio em Iguodala tenha sido o mais importante da final, nada foi tão emblemático quanto os tocos em Stephen Curry na série decisiva. No último jogo, LeBron rejeitou uma bandeja do craque do Golden State Warriors no segundo quarto – e não perdeu a oportunidade de provocá-lo em seguida.

– Jogo 6: LeBron em Curry

LeBron: toco em Steph Curry – Jogo 6

O toco no jogo 7 não despertou lembranças agradáveis em Curry. No jogo 6, o Golden State jogava em casa, na sua Oracle Arena, e conquistaria o título com uma vitória sobre o Cleveland Cavaliers, que perdia a série por 3 a 2 àquela altura. Mas o Cleveland não tomou conhecimento da torcida rival e venceu por mais de 10 pontos de vantagem, forçando um sétimo jogo. No último quarto, LeBron cancelou uma bandeja de Curry, em lance muito semelhante ao que conseguiria no jogo 7.

– Jogo 6: LeBron em Green

LeBron: toco em Draymond Green – Jogo 6

Naquele jogo 6, LeBron também cresceu contra Draymond Green no último quarto. O Cleveland Cavaliers tinha uma vantagem de 11 pontos, que Green poderia diminuir em contragolpe, mas levou um toco de LeBron em dois tempos. Vale lembrar que os dois haviam se estranhado no jogo 4, vencido pelo Golden State, e Green acabou suspenso da partida seguinte.

– Jogo 5: LeBron em Curry

LeBron: toco em Steph Curry – Jogo 5

O Cleveland Cavaliers parecia fadado ao segundo vice-campeonato consecutivo para o Golden State Warriors, que abrira 3 a 1 nos quatro primeiros jogos da série decisiva. No jogo 5, em Oakland, começou uma recuperação histórica do Cleveland – nunca um time havia revertido tamanha desvantagem na final da NBA. A superação dos Cavaliers ficou evidente no segundo quarto, no belo toco de LeBron em Curry, que havia entrado sozinho no garrafão e teve a cesta do empate cancelada.