Cotidiano

Cinco galerias do Brasil participam da Frieze London em outubro

RIO – Uma galeria do Rio de Janeiro e quatro de São Paulo participarão da 14ª feira de arte Frieze London, que acontecerá de 6 a 9 de outubro na capital inglesa, reunindo mais de 160 galerias de arte contemporânea de 30 países. Na mesma data acontecerão a 14ª edição da Frieze Projects (dedicada a projetos não comerciais, encomendados pela feira) e a 5ª edição da Frieze Masters, com galerias que negociam arte antiga e moderna.

A lista de participantes, que acaba de ser anunciada, inclui A Gentil Carioca (RJ) e as paulistanas Fortes Vilaça, Mendes Wood DM, Luisa Strina e Jaqueline Martins. Esta última, em parceria com a galeria PM8, de Vigo, na Espanha, participa da seção Live, de performances, com a artista alagoana Martha Araújo.

O material de divulgação da feira anuncia a performance de Martha ?Para um corpo…?, da série ?Hábito/Habitante?, como um dos pontos altos desta seção, por trazer à luz ?o significado da arte performática na América Latina sob a ditadura militar?.

Entre as atrações da Frize este ano estão exibições solo de artistas como James Turrell, que fará uma instalação luminosa imersiva, e um novo trabalho escultórico de Philippe Parreno, concebido em conjunto com a Turbine Hall da Tate Modern. Uma das novidades é a seção The 90s.

Galerias selecionadas pelo curador Nicolas Trembley vão revisitar exposições seminais dos anos 1990, destacando colaborações entre marchands e artistas que provocaram um impacto duradouro na arte contemporânea. A ideia é recriar momentos importantes que se originaram em galerias em Londres, Paris, Colônia e Nova York. Entre as exposições há a primeira mostra de Wolfgang Tillman na galeria Daniel Buchholz, em 1993, e uma série de performances de Pierre Joseph ?Ccharacters to be reactivated? (1991-1995).

Já a Frieze Masters reunirá 134 galerias que lidam com arte antiga e moderna. Entre as atrações, chamam atenção as exibições solo de artistas mulheres, como a alemã radicada nos EUA Anni Albers (1899-1994), a inglesa Lynn Chadwick (1914-2003), a portuguesa Paula Rego, 81 anos, e a americana Susan Rothenberg, 71 anos.