Policial

Cinco fugitivos são mortos e outros 23 estão foragidos até esta segunda

Dois foragidos da Penitenciária Estadual de Piraquara (PEP 1) foram mortos, na manhã desta segunda-feira (16), depois de uma troca de tiros com policiais da Rondas Ostensivas de Naturezas Especiais (Rone) da Polícia Militar, no bairro Granja Acácias, em Quatro Barras, Região Metropolitana de Curitiba. 

De acordo com a polícia, após várias denúncias de moradores da região ao número 190, a equipe da Rone fez buscas pelo local e conseguiu localizar quatro homens, que estavam em atitude suspeita. 

Durante a abordagem, houve trocas de tiros e dois suspeitos morreram no local após o confronto. Com eles foram apreendidos um revólver calibre 38 e uma garrucha calibre 32. Os outros dois homens conseguiram fugir. Buscas continuam na região na tentativa de localizar outros suspeitos.

Ainda no domingo, por volta das 22 horas, a Rone realizou uma patrulha após denúncia de um morador que teria visto indivíduos dentro da sua propriedade, localizada no bairro Planta Suburbana, que faz divisa com o Complexo Penitenciário de Piraquara. Durante a diligência, a equipe foi surpreendida por disparos de arma de fogo. Um homem foi atingido e morreu no local. O outro suspeito conseguiu fugir. O homem morto ainda não foi identificado pelo Instituto Médico-Legal (IML). 

Mais cedo, em outra ocorrência, por volta das 18h30 de domingo, na região de Piraquara, policiais militares encontraram uma mochila com uma tereza (escada de corda) de aproximadamente 12 metros e um fuzil marca Promag com carregador e 4 munições intactas. Continuando a incursão, foi visto um indivíduo portando uma submetralhadora 380 que, ao avistar a equipe, tentou evadir-se pelo outro lado do Contorno Leste. Quando a equipe conseguiu alcançá-lo, houve troca de tiros, e o indivíduo abandonou a submetralhadora e fugiu.

FUGA – Na madrugada de domingo, 28 presos fugiram após explosão de um muro na PEP 1. No momento da ação, dois detentos morreram em confronto com a Polícia Militar e com agentes penitenciários da equipe do Setor de Operações Especiais (SOE), do Departamento Penitenciário (Depen), que conseguiram impedir uma fuga em massa. 

Horas depois, quatro homens fortemente armados e que teriam participado do arrebatamento dos detentos foram presos em Borda do Campo, na Região Metropolitana de Curitiba. Com eles, os policiais apreenderam três fuzis, duas pistolas e uma metralhadora, além de dois coletes balísticos e farta munição.

A Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária do Paraná pede para quem tiver qualquer informação sobre o paradeiro dos presos que fugiram da PEP 1 informe a Polícia Militar, pelo telefone 190, e/ou pelo Disque-Denúncia 181, serviço pelo qual é garantido total anonimato (telefone 181 ou (www.181.pr.gov.br).