Política

Cinco emendas aprovadas

A LOA (Lei Orçamentária Anual) foi aprovada ontem, em segunda votação, com cinco emendas elaboradas pelos vereadores. Todas as propostas foram aceitas e a principal delas é a alteração do cheque em branco da prefeitura. “Caiu por terra” a proposta do Executivo de 20% do orçamento livres, que podem ser usados sem passar pela Câmara de Vereadores.

Uma emenda, de autoria do presidente da Câmara, Gugu Bueno, e assinada pela maioria dos vereadores, diminuiu esse quantitativo para 12%. Também foi incluída na previsão para o ano que vem, a construção de um Centro Municipal de Educação Infantil no Bairro Jardim Maria Luiza e outro no Bairro Universitário.

Outra emenda aprovada garante ao poder público local firmar convênio com a Uopeccan para atendimento na área da saúde, conforme as diretrizes implantadas. O convênio seria firmado por meio de transferência de recursos, para atendimento à população.

A LOA ainda teve alteração na área de meio ambiente. Um valor de R$ 100 mil foi orçado para implantar Eco Pontos em Cascavel. O objetivo é fazer a coleta de resíduos volumosos, recolhimento que é feito hoje pela Prefeitura por meio de agendamento e com apenas um caminhão.

Estranheza a veto

Um veto do Executivo que causou estranheza aos vereadores e que foi à votação ontem foi de uma emenda do vereador Paulo Porto, à LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias). A alteração é para garantir que os cascavelenses participem da elaboração do orçamento do município. Só isso. O prefeito Leonaldo Paranhos vetou e os vereadores derrubaram o veto.