Agronegócio

Cinco décadas no BRDE

Depois de cinco décadas de trabalho, Werner Tschoeke deixou o BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul). No fim dos anos 1960, ele acompanhou a implantação do Projeto Iguaçu, uma iniciativa que resultou na criação de várias cooperativas no Paraná.

Tschoeke começou como técnico da instituição e atuou na liberação dos recursos que resultaram na construção do primeiro armazém da então Cooperativa Agrícola Mista Palotina, com capacidade para 60 mil sacas. Foi a primeira operação de crédito do BRDE.

Em sua passagem por Palotina para despedida antes da aposentadoria há poucos dias, Tschoeke disse que o banco começou financiando a infraestrutura de armazenagem e, posteriormente, auxiliou no financiamento do processo de agroindustrialização das cooperativas paranaenses. "Fiz minha obrigação como técnico. A gente sabia que as cooperativas iam crescer, mas não a esse ponto", comentou.

Encerrando sua trajetória no BRDE na função de gerente de Acompanhamento e Recuperação de Crédito, Werner Tschoeke visitou a C.Vale acompanhado pelo gerente de Operações do banco Tiago Pesh. Eles foram recebidos pelo presidente da cooperativa, Alfredo Lang, pelo vice-presidente Ademar Pedron, pelo diretor-secretário Walter Andrei Dal’Boit e pelo gerente da Divisão Administrativa e Financeira, Nestor Waskiewicz.