Esportes

Cinco clubes disputam três vagas nas oitavas de final da Liga dos Campeões

Os primeiros oito jogos da sexta rodada da Liga dos Campeões vão definir o destino de cinco equipes dos grupos que brigam por três vagas nas oitavas de final. A situação mais imprevisível é a do grupo B, em que Napoli, Benfica e Besiktas brigam por duas vagas. No grupo D, o Manchester City tem situação confortável, mas precisa de um empate contra o Celtic para eliminar qualquer chance de perder a segunda vaga para o Borussia Mönchengladbach, que precisará vencer o Barcelona na Espanha e torcer por uma derrota dos ingleses.

No grupo A, Arsenal e Paris Saint-Germain, empatados com 11 pontos, brigam pelo primeiro lugar, enquanto o grupo D, que já tem o Atlético de Madrid garantido na primeira posição e o Bayern de Munique em segundo, define apenas quem vai disputar a Liga Europa: Rostov e PSV brigam pela vaga.

GRUPO A63156412_Arsenal players warm-up during a training session at the club%27s complex in London Colne.jpg

Favoritos na briga pela liderança do grupo desde o começo, Arsenal e Paris Saint-German confirmaram tal condição e não deram chances ao Basel, da Suíça, e ao Ludogorets, da Dinamarca. Nesta rodada, os ingleses, que lideram o grupo por ter melhor saldo de gols que os franceses, enfrentam o Basel fora de casa. Por terem 9 gols de saldo, contra 6 dos franceses, o time de Arsène Wenge deve permanecer na liderança em caso de vitória. Os franceses, por sua, vez, recebem o Ludogorets, e terão que aplicar uma goleada ou torcer por tropeço do Arsenal para terminar na liderança.

GRUPO B63148370_Benfica%27s defender Nelson Semedo 2ndL and teammates take part in a training session at.jpg

Na disputa mais equilibrada de todos os grupos, apenas um ponto separa o Napoli, líder do grupo B com 8 pontos, do Besiktas, terceiro colocado. Na vice-liderança está o Benfica, com apenas um gol a menos de saldo do que os italianos. O clube português tem a vantagem de definir seu futuro na competição em casa, mas terá que vencer o Napoli, que só precisa de um empate, para se classificar. Mesmo em terceiro lugar, o Besiktas é o que tem a situação mais confortável: precisa de apenas uma vitória fora de casa contra o Dínamo de Kiev, da Ucrânia, que só cumpre tabela na rodada.

GRUPO C63158942_Manchester City%27s Argentinian striker Sergio Aguero C attends a training session at the.jpg

Garantido na liderança com 12 pontos, o Barcelona recebe o Borussia Mönchengladbach, terceiro colocado. O jogo não tem tanta importância para o clube catalão, mas os alemães precisam da vitória para manterem vivas as esperanças de classificação. No outro jogo da chave, o Manchester City, vice-líder com 8 pontos, recebe o já eliminado Celtic, e precisa de apenas um empate para garantir a vaga. O Mönchengladbach precisará torcer por uma improvável derrota do City, vencer o Barça e tirar uma desvantagem de 5 gols de saldo em relação aos ingleses.

GRUPO D63156194_REFILE - CORRECTING LOCATION Football Soccer - Bayern Munich training - UEFA Champions.jpg

No único grupo que não há mais briga pela classificação às oitavas de final nem disputa pela liderança da chave, Bayern de Munique e Atlético de Madrid se enfrentam num jogo em que nenhuma das equipes têm algo a perder. Os espanhóis tem 100% de aproveitamento e lideram a chave com 15 pontos, enquanto o Bayern, com duas derrotas em cinco jogos, tem apenas 9. A única disputa de fato é entre o lanterna PSV, da Holanda, e o surpreendente Rostov, da Rússia, que derrotou o Bayern de Munique na última rodada. As equipes brigam pelo terceiro lugar, que garante uma vaga na próxima fase da Liga Europa. O PSV precisa derrotar os russsos, que têm a vantagem do empate, para ficar com a vaga.