Esportes

Cinco canoístas russos são vetados do Rio-2016

A delegação russa continua perdendo atletas para a disputa dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro por causa do escândalo de doping do país. Depois de perder toda a sua equipe de atletismo, sete nadadores e três remadores, a Federação Internacional de Canoagem (ICF, na sigla em inglês) proibiu cinco atletas de viajaram para os Jogos. Todos os atletas foram citados no relatório McLaren, divulgado pela Agência Mundial Antidoping.

Entre os atletas vetados no Rio está o atual campeão olímpico da categoria K2- 200m, Alexander Dyachenko.

Também estão fora do Rio-2016, o campeão europeu Andrey Kraitor (C1 200m), Alexey Korovashkov (C2 1000m), que ganhou uma medalha de bronze olímpica, além de Yelena Aniushina (K2 500 m) e Natalia Podolskaia (K1 200 m).

– Este é um duro golpe para o movimento olímpico e estamos triste que o nosso esporte esteja implicado. Tivemos que tomar uma medida drástica e remover todos os atletas sobre os quais existe evidência de doping – disse o secretário-geral da ICF, Simon Toulson.

Com os cinco canoistas, a Rússia agora já tem 18 atletas excluídos da Olímpiada. Além de toda a equipe de atletismo.

Quatro países podem se beneficiar com a ausência dos russos. Áustria, Alemanha, Suécia e Irã poderiam enviar atletas para substituir os suspensos.