Cotidiano

Cientistas encontram polvo tão fofo que parece um brinquedo

222.jpg

RIO – Um polvo com olhos tão arregalados que parece um personagem de desenho foi filmado recentemente por cientistas na costa do Sul da Califórnia.

O animal, Rossia pacifica, é de uma espécie de menos 10 centímetros de comprimento e nativo do Norte do Oceano Pacífico. De cores vívidas, as criaturas podem ser encontradas do Japão até a Califórnia. Eles habitam o fundo do mar, em profundezas normalmente de 300 metros, embora já tenham sido encontradas em até 1.300 metros.

Os olhos do pequeno e rechonchudo polvo, tão arregalados e que “pareciam pintados”, causaram risadas no cientistas a bordo do submarino de pesquisa Nautilus. Em uma transmissão ao vivo da exploração submarina, um dos pesquisadores diz que o animal “parece um brinquedo de criança largado no mar”.

“Naquele turno, por coincidência, a maior parte da equipe era de geólogos, então muitos dos comentários foram do tipo ‘Que bicho é esse, é muito fofo!’. Eles não falam esse tipo de coisa quando encontram pedras”, disse ao site Live Sciene Samantha Wishnak, uma das pesquisadoras a bordo.

vídeo youtube – polvo fofo

Os cientistas a bordo inicialmente identificaram o polvo como um choco (também conhecido como siba ou sépia), na verdade uma espécie próxima. Segundo Samantha, o “olhar pintado” era porque o animal estava assutado. Ele costuma caçar comida em águas mais escuras, onde fica camuflado e não esperava encontrar o submarino.

“Ele definitivamente não estava esperando visitas”, disse ela.