Cotidiano

Cientistas encontram ecossistema colorido no fundo do mar da Antártica

CORRECTION-ANTARCTICA-AUSTRALIA-ENVIRONMENT-CONSERVATION

RIO ? Uma equipe de pesquisadores australianos revelou imagens de um mundo colorido de esponjas coloridas com formato de cocos e algas parecidas com flores no fundo do mar da Antártica. Protegida pela camada de gelo que chega a 1,5 metro de espessura, a fauna pouco conhecida encontra ambiente propício para se expandir, e maravilhar o missão da Divisão Australiana da Antártica.

? Quando se pensa no meio ambiente marinho da costa da Antártica todo mundo tem em mente espécies emblemáticas como os pinguins, focas e baleias ? disse Glenn Johnstone, biólogo da missão, à agência AFP. ? Estas imagens revelam um habitat produtivo, colorido, dinâmico e com uma grande biodiversidade, com esponjas, aranhas do mar, ouriços do mar, pepinos do mar e estrelas do mar.

Os pesquisadores estão analisando os níveis de acidez, oxigenação, salinidade e temperatura da água, num esforço para compreender melhor o impacto da acidificação dos oceanos, por causa do aumento das emissões de dióxido de carbono. Segundo Johnny Stark, diretor da missão, os oceanos absorvem um quarto de todas as emissões da atmosfera, aumentando a acidez das águas, num fenômeno que ameaça uma das maiores riquezas naturais da Austrália, a Grande Barreira de Corais.

ANTARCTICA-AUSTRALIA-ENVIRONMENT-CONSERVATION

? O dióxido de carbono é mais solúvel em águas frias e os mares polares se acidificam em ritmo duas vezes mais acelerado que nas regiões tropicais e temperadas ? explicou Stark. ? Acreditamos que estes ecossistemas serão os primeiros afetados pela acidificação do oceano.

Para coletar informações, os pesquisadores abriram um pequeno buraco na camada de gelo para enviar um robô para as profundezas do oceano. E com uma câmera, eles puderam vislumbrar a riqueza do mar antártico, que corre sério risco de desaparecer por causa da poluição humana.