Cotidiano

Cientistas devem alertar se Trump distorcer debate climático, diz secretária dos EUA

63315255_President-elect Donald Trump walks down the stairs from his plane after returning from.jpgWASHINGTON – Os cientistas devem confrontar aqueles que negam as mudanças climáticas e fazer um alerta se o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, tentar diminuir a pesquisa climática, dirá nesta quarta-feira a secretária do Interior dos EUA, Sally Jewell. Links Trump meio ambiente

“Se vocês virem a ciência ser ignorada ou comprometida, manifestem-se”, dirá Jewell em uma reunião de cientistas em San Francisco, de acordo com o esboço do discurso, visto pela agência Reuters.

Trump classificou a mudança climática como uma farsa e está montando seu gabinete com defensores da indústria do petróleo, como o ex-governador do Texas Rick Perry, seu escolhido para o Departamento de Energia.

Na semana passada, a equipe de Trump pediu ao Departamento de Energia que fornecesse os nomes de autoridades que participaram de conversas climáticas internacionais ? uma solicitação que a agência rejeitou.

O fato científico da mudança climática não pode ser ignorado, não importa quem esteja na Casa Branca, argumentará Jewell, que irá exortar os especialistas em clima a defenderem seu trabalho publicamente.

“Pensem em onde podem erguer suas vozes, e depois o façam”, dirá ela em um encontro do Sindicato Geofísico Americano (AGU, na sigla em inglês), uma associação global de pesquisadores. “O povo norte-americano precisa poder confiar na ciência”.

Como principal autoridade do governo do atual presidente dos EUA, Barack Obama, para terras públicas, a secretária vem ajudando a administrar terrenos que contém amplas reservas de petróleo, gás e carvão.

Mas, ao longo de quase quatro anos no cargo, Jewell também alertou que a queima de combustíveis fósseis irá danificar o planeta de forma irreparável.

Ela dirá que os patrimônios históricos nacionais que hoje gerencia ? como Jamestown, posto colonial do século 17 ? podem desaparecer no futuro devido à elevação do nível dos mares.

Os formuladores de políticas devem confrontar as realidades da mudança climática, disse Jewell.

Christine McEntee, diretora da AGU, disse que seus membros temem que a gestão Trump possa não valorizar as descobertas e o rigor da ciência.