Cotidiano

Cientistas descobrem maior pool subaquático de gás de efeito estufa

O maior pool mundial de gás metano subaquático foi descoberto no Oceano Pacífico por um grupo de cientistas da Universidade Queen Mary, de Londres, no Reino Unido, e vai da costa da América Central até o Havaí. O metano é 25 vezes mais poderoso que o dióxido de carbono para o aquecimento global, mas dura menos na atmosfera e não há tanto desse gás disponível. Links efeito estufa

Os pesquisadores passaram seis semanas a bordo do navio de pesquisa RSS James Cook procurando pela fonte do metano. Eles descobriram que o gás é produzido principalmente por bactérias no fundo do mar que prosperam em condições de baixo oxigênio também encontrado nesta parte do oceano. Os níveis mais altos foram encontrados em uma faixa de água que se estende de cerca de 300 a 500 metros de profundidade.

? Se o gás estivesse na superfície poderia ser liberado da água rapidamente ? explica uma das pesquisadoras do time, Felicity Shelley.

Atividades humanas, no entanto, como dragagem, pesca de arrasto ou instalação de plataformas de petróleo, poderiam potencialmente agitar o mar e mover parte da água rica em metano para a superfície.

A pesquisa foi detalhada em um artigo publicado nesta terça-feira na revista ?International Society for Microbial Ecology?.