Cotidiano

Cientistas da Nasa propõem nova definição de planeta que inclui até a Lua

global-mosaic-of-pluto-in-true-color.jpg

RIO ? Em agosto de 2006, a União Astronômica Internacional reclassificou Plutão como um planeta anão, mas uma proposta apresentada por cientistas da agência espacial americana pretende recuperar o seu título. Em texto que será apresentado na 48ª Conferência de Ciência Lunar e Planetária, no fim de março, seis pesquisadores que participaram da missão New Horizons propõem uma nova definição de planeta que incluiria Plutão, mas elevaria o número de planetas conhecidos no Sistema Solar para 110. Até mesmo a Lua receberia esse status.

LINKS PLUTAO

Na proposta, os cientistas alegam que o rebaixamento fez com que o público perdesse o interesse por ?não-planetas?, ?apesar de a União Astronômica Internacional não pretender esta consequência?.

?Uma pergunta comum que recebemos é: ?Por que vocês enviaram a New Horizons para Plutão se ele não é mais um planeta???, diz o grupo de cientistas que inclui Alan Stern, líder da missão New Horizons. ?Para mitigar essa percepção desafortunada, propomos uma nova definição de planeta?.

Os pesquisadores propõem que ?um planeta é um corpo de massa subestelar que nunca foi submetido à fusão nuclear e possui gravitação suficiente para assumir um formato esferoidal adequadamente descrito por um elipsoide triaxial independente dos parâmetros orbitais?.

Segundo o grupo, trata-se de uma definição geofísica, mais apropriada que a aceita atualmente. Para União Astronômica Internacional, um planeta é ?um corpo celeste que esteja em órbita em torno do Sol, tenha massa suficiente para que a sua própria gravidade supere as forças de corpo rígido de modo que adquira um equilíbrio hidrostático (formato praticamente esférico) e tenha limpado a sua vizinhança?.

Essa concepção é classificada pelos pesquisadores como ?tecnicamente falha?, por reconhecer como planetas apenas corpos que orbitam o nosso Sol. Objetos em outros sistemas estelares são classificados como ?planetas interestelares?. Quando a definição foi aceita, em 2006, Plutão perdeu o status de planeta por não se enquadrar na terceira característica. Contudo, dizem os cientistas, nenhum planeta pode satisfazê-la, já que pequenos corpos constantemente cruzam suas órbitas.

Mas com a definição proposta, o número de planetas conhecidos apenas no Sistema Solar subiria para 110, e esse número continuaria crescendo com a descoberta por astrônomos de novos corpos do Cinturão de Kuiper que se enquadrem no padrão. A Lua terrestre e os satélites naturais de outros planetas, como a Europa de Júpiter, também seriam classificados como planetas.

?Certamente 110 planetas é mais do que se espera que os estudantes memorizem, e na verdade eles não devem memorizar?, dizem os pesquisadores. ?Os alunos devem aprender apenas alguns planetas de interesse. Por analogia, existem 88 constelações, mas a maioria das pessoas conhece apenas algumas?.