Saúde

Cientistas da Fiocruz identificam variante inédita do coronavírus no Brasil

Os dados do sequenciamento do vírus são compatíveis com os encontrados no Japão a partir de viajantes brasileiros que estiveram no Amazonas

Cientistas da Fiocruz identificam variante inédita do coronavírus no Brasil

Pesquisadores da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) Amazonas encontraram uma variante inédita do coronavírus de origem brasileira, segundo informações do jornal Uol, publicadas nesta terça-feira (12). A mutação do vírus é compatível com as amostras encontradas no Japão após o desembarque de quatro brasileiros em Tóquio.

Os dados do sequenciamento genético do vírus foram colocados em um banco internacional. A partir deles, os cientistas brasileiros puderam comparar com as amostras do vírus presentes no banco de dados do Amazonas coletadas entre abril e novembro de 2020. “É o mesmo vírus, mas com muitas mutações”, disse o pesquisador Felipe Naveca ao portal.

As mutações encontradas na proteína Spike, que faz a ligação entre o vírus e as células humanas, indicam que a nova linhagem do Sars-CoV-2 pode ter se tornado mais transmissível, o que ajuda a explicar o aumento expressivo de casos de covid-19 no estado.

Fonte: Metrópoles