Cotidiano

Cientistas criam maneira de aproveitar ketchup ao máximo

2015 826645289-Catchup Caseiro.JPG_20150620.jpgRIO ? Cientistas criaram uma maneira de conseguir tirar até a última gota de ketchup da embalagem. Para isso, eles desenvolveram um revestimento que torna o interior dela ?super-escorregadio?. E o revestimento também pode ser usado com embalagens de outros produtos, como pastas de dente, cosméticos e até mesmo cola, numa iniciativa que os pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) esperam reduzir drasticamente desperdícios.

? Na fabricação destes produtos, cerca de 200 milhões de galões (mais de 900 milhões de litros) de material ficam presos anualmente nos tanques, que então são lavados e tudo é jogado fora ? lembrou David Smith, um dos inventores do novo revestimento, em entrevista à BBC. ? E nas embalagens são cerca de 40 bilhões que ficam com material preso dentro delas, então a tecnologia tem o potencial de reduzir significativamente o desperdício.

De acordo com os cientistas, para aplicar o revestimento é preciso primeiro que a superfície interna da embalagem seja irregular. Sobre ela, eles colocam uma fina camada do revestimento, para, por fim, preencher qualquer irregularidade com um líquido, de forma que a superfície fique lisa e escorregadia.

? O legal disso é que como o revestimento é um composto de um sólido e um líquido, ele pode ser adaptado para qualquer produto. Assim, para comida, podemos fazer o revestimento de materiais alimentícios de forma que você possa de fato comê-lo ? destacou Kripa Varnasi, professor do MIT e outro criador da tecnologia, também à BBC.