Cotidiano

Cientistas comprovam: quem lê muito vive mais

RIO – “Desliga a TV e vai ler um livro” é um slogan velho, um mais novo seria “larga o celular e vai ler um livro” (você também pode ler no celular, mas a tela causa vista cansada). Ler faz bem, diz a ciência. Na verdade, diz um novo estudo publicado nesta semana na revista Social Science and Medicine, ler faz tão bem que quem lê muito vive mais.

Pesquisadores da Escola de Saúde Pública da Universidade de Yale, umas das mais prestigiadas dos Estados Unidos, analisaram dados de 3.635 pessoas acima dos 60 anos. Eles responderam questionários sobre seus hábitos, inclusive sobre leitura.

Os participantes foram divididos em três grupos: os que leem até três horas e meia por semana, os que leem mais que isso e os que nunca leem. Depois de analisarem outros fatores como idade, gênero, educação e renda, a equipe descobriu que, em geral, quem lê livros vive até dois anos a mais que quem não lê.

Os benefícios sobem com quanto tempo você gasta lendo na semana. Ler jornais e revistas também ajuda, mas não tanto quanto livros.

“Livros davam um benefício maior que ler jornais ou revistas. Descobrimos que esse efeito é porque livros ‘interagem’ mais com a mente do leitor, beneficiando mais os processos cognitivos e, assim, aumentando o tempo de vida”, afirma no trabalho a pesquisadora Avni Bavishi.