Cotidiano

Cidades sustentáveis: Programa da ONU vai apurar indicadores em todo o Oeste

Diretores da Caciopar participaram de reunião na noite de quinta-feira, na Acic, para ajustes no planejamento estratégico e para conhecer sobre programas e ações previstas para a região. Um deles foi apresentado pela analista de Ciências Sociais do Pnud, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Samantha Dotto Salve. O Oeste, segundo ela, reúne as condições ideais para receber um programa das ONU que já é desenvolvido com sucesso em 193 países. O objetivo dele é, com base em indicadores cuidadosamente apurados, promover estratégias de desenvolvimento, inclusão, preservação ambiental e qualidade de vida.

Samantha explicou que a metodologia permite conhecer com detalhes a realidade do município, de suas potencialidades e de aspectos que podem ser melhorados. Toda a região será integrada e com base nas informações então serão colocadas em prática ações e projetos que contemplem os 17 objetivos sustentáveis eleitos pelas Nações Unidas. Entre eles estão erradicação da pobreza, fome zero e agricultura sustentável, trabalho decente e crescimento econômico, indústria, inovação e infraestrutura, redução de desigualdades, educação de qualidade, água potável e saneamento, cidades e comunidades sustentáveis, consumo e produção responsáveis, paz, justiça e instituições eficazes.

O projeto vai ser desenvolvido pelo Pnud em parceria com a Itaipu e com a colaboração de organismos como o Programa Oeste em Desenvolvimento, do qual a Caciopar faz parte. Samantha informou sobre os estágios do projeto, que vai da apuração de dados à definição de ações e análise de resultados práticos. Além dos 17 objetivos interdependentes, o Pnud tem 169 metas e considera 230 linhas de estudos estatísticos. Todo material passa então a ser conhecido e tratado como um atlas de informações e indicadores. As dimensões são social, econômica e ambiental. A implementação ocorre por meio de articulações dos setores público, privado e terceiro setor.

Finalidade

De acordo com Samantha, a finalidade do Pnud é contribuir para a elaboração e implementação de uma Agenda de Atuação Conjunta sobre os objetivos de desenvolvimento sustentável nos municípios. A agenda deve ser construída de forma participativa e ser baseada em evidências (diagnósticos e microssimulações) e todos os conhecimentos produzidos serão disponibilizados em uma plataforma online de indicadores e então realizadas formações com gestores locais. O propósito central, conforme a analista de ciências sociais, é permitir aos atores locais a construção de consensos, a adoção de compromissos e a tomada de decisões com base em informações fundamentadas.

Cronograma

Os diretores da Caciopar também foram informados sobre o cronograma de implantação das etapas do Pnud no Oeste. Para 2017 está prevista a análise situacional geral; para 2018 a elaboração de agendas e atuação conjunta, análise de microssilumações e plataforma online de indicadores e em 2019, o passo será o das formações. Quanto às linhas de ação, Samantha disse que elas tomam por parâmetros diálogos para o desenvolvimento territorial sustentável, avaliação e monitoramento local e formações, que consistem na elaboração de módulos, disponibilização da formatação da plataforma por EaD e realização de cursos.

Outros temas

A reunião de diretoria da Caciopar, quinta à noite, abriu espaço também para outros assuntos. Entre eles, à apresentação de conteúdos de curso de formação de líderes territoriais do Conectadel (braço de capacitações e treinamentos do Programa Oeste em Desenvolvimento), ao lançamento do concurso Mulher Empreendedora de 2017 e de análise e ajustes do planejamento estratégico.