Política

Cidades Sustentáveis envolvem coordenadores do oeste

Cascavel – Os coordenadores do Programa Cidades Sustentáveis de 54 municípios se reuniram na quinta e na sexta-feira em Cascavel para cumprir mais uma agenda de preparação com vistas à consolidação de ações do programa na região oeste do Paraná. Dentre os objetivos está o alinhamento sobre como pode ser trabalhado o Plano de Metas, que é um dos itens exigidos.

Além disso, foi apresentado o Concurso de Boas Práticas e a proposta de adesão dos municípios ao Pacto Global, uma iniciativa da ONU (Organização das Nações Unidas), com o intuito de mobilizar a comunidade empresarial internacional para a adoção, em suas práticas de negócios, de valores fundamentais e internacionalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.

Os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) também foram explicados. A interação entre os programas e a busca por resultados é o principal foco, segundo o assistente da Diretoria de Coordenação da Itaipu, Gilmar Secco.

O Programa Cidades Sustentáveis é disseminado pela Rede Nossa São Paulo e na região oeste é coordenado pela Itaipu Binacional e Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu.

Case de sucesso

Um case apresentado aos coordenadores mostra que é possível obter retorno positivo e em pouco tempo. Carolina Freire Lima, diretora de Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura de Jaguariúna (SP), expos como é trabalhado o Programa Cidades Sustentáveis no município paulista. “Em um ano e meio obtivemos resultado muito positivo, principalmente em educação, saúde e segurança”, destaca.

Para a diretora técnica do Conselho dos Lindeiros, Sandra Finkler, é possível, a partir do Cidades Sustentáveis, melhorar indicadores e, por consequência, melhorar a qualidade de vida da população.

São 12 eixos temáticos em diferentes áreas, sendo que os indicadores estão associados aos eixos da plataforma e aos ODS.

Boas Práticas

O evento em Cascavel teve a apresentação aos coordenadores municipais do Programa Cidades Sustentáveis do concurso de Boas Práticas, uma ferramenta de estímulo e base à composição de ações da página oficial do observatório.

A premiação do concurso contemplará tanto o setor público quanto a sociedade civil e instituições de ensino. As inscrições estarão abertas de 16 de julho a 30 de outubro e podem ser feitas pelo site lagodeitaipu.org.br.

O lançamento oficial do concurso está agendado para a próxima reunião da Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná).

Paraná pode ter projeto-piloto para ODS

Um maior envolvimento dos governos estaduais e municipais na implementação dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) foi o tema de uma reunião promovida nessa sexta-feira (13), em Nova Iorque, pela OCDE (Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Econômico).

Os 17 ODS e as 169 metas foram definidos pelas Nações Unidas e formam a chamada Agenda 2030, adotada pelos líderes mundiais de 193 estados-membros da ONU. O objetivo da agenda é colocar o mundo em um caminho mais sustentável incentivando ações em áreas fundamentais para a humanidade: as Pessoas, o Planeta, a Paz, a Prosperidade e as Parcerias.

A Agenda exige um compromisso global e o desenvolvimento de políticas públicas que incluem temas como pobreza, desigualdade, desenvolvimento econômico, clima, segurança, entre outros. O trabalho feito no Paraná para atingir as metas têm tido reconhecimento da ONU e foi detalhado na reunião pelo secretário estadual do Desenvolvimento Urbano, Silvio Barros.

Segundo dados da organização, 65% das 169 metas dos ODS não serão atingidas se não houver uma efetiva participação de governos locais.

Já foram selecionados cinco projetos-piloto no Japão, Argentina, Bélgica, Alemanha e Dinamarca. Outros cinco estão sendo identificados para um estudo de caso detalhado ao longo de 18 meses para posterior multiplicação global. O Paraná está sendo avaliado para compor este segundo grupo de projetos-piloto.