Policial

Cidades paranaenses no topo das mais violentas

Já no ranking das mais pacíficas do Brasil está Maringá, na 30ª posição

Piraquara – Com uma população de mais de 11 milhões de habitantes, o Paraná aparece com duas cidades na lista das mais violentas do País, no que diz respeito a homicídios. O estudo é do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e detalha os dados por regiões, unidades da Federação e municípios com mais de 100 mil habitantes. Apenas 2% dos municípios brasileiros (111) respondiam, em 2015, por metade dos casos de homicídio no País, e 10% dos municípios (557) concentraram 76,5% do total de mortes.

Conforme o levantamento, em dez anos o Paraná apresentou redução de 23,4% no total de assassinatos, perdendo apenas para o Espírito Santo (27,6%) e seguido por Alagoas (21,8%).

O ranking das cidades mais violentas do Brasil é liderado pelo Município de Altamira, no Pará, seguido por Lauro de Freitas na Bahia e Nossa Senhora do Socorro, no Ceará. As duas cidades do Paraná que aparecem na lista são Piraquara, na desconfortável oitava colocação, e Almirante Tamandaré, na 17ª posição, ambas na RMC (Região Metropolitana de Curitiba).

Em Piraquara, por exemplo, foram registrados 83 homicídios por agressão e oito por causa indeterminada, lembrando que o índice considera sempre para cada grupo de 100 mil habitantes, assim, a taxa é de 87,1. Já em Almirante Tamandaré houve 72 homicídios causados por agressões e 14 com causas indeterminadas, taxa de 76,2 para cada 100 mil habitantes.

Positivo

Paralelo aos números referentes aos índices de criminalidade que fizeram com que o Paraná figure duas vezes na lista dos mais violentos, a cidade de Maringá, na região norte do Estado, aparece entre as 30 mais pacíficas do País. A primeira colocação está com a cidade de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina. E justamente o estado vizinho é que aparece também na segunda colocação, com a cidade de Brusque. O terceiro e quarto lugar são das cidades de Americana e Jaú, em São Paulo, e o quinto o município de Araxá, em Minas Gerais.

Análise

O Atlas da Violência 2017 analisou dados do SIM (Sistema de Informação sobre Mortalidade), do Ministério da Saúde, referentes ao intervalo de 2005 a 2015, e utilizou também informações dos registros policiais publicadas no 10º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, do FBSP. Para listar os 30 municípios potencialmente mais violentos e menos violentos do Brasil em 2015, o estudo considerou as mortes por agressão (homicídio) e as mortes violentas por causa indeterminada (MVCI).

SEIS ANOS 

Estado aponta queda nos crimes contra a vida

Em relação aos dados do Atlas 2017, a Sesp (Secretaria Estadual de Segurança Pública e Administração Penitenciária) cita que a taxa de homicídios a cada 100 mil habitantes caiu nos últimos anos. Conforme a assessoria, o Paraná passou de uma taxa de 30,4 para 22 em 2016.

“A redução dos crimes contra a vida é uma prioridade no Estado. E os números estão caindo mais, muito em função dos investimentos feitos nos últimos anos pelo governo do Estado. Dentre eles estão a contratação de mais de 11 mil homens das forças de segurança, aquisição de aproximadamente 3 mil viaturas e armamentos modernos, como a compra de mil pistolas Glock”, disse o secretário Wagner Mesquita.

Um dos reflexos citados por Mesquita desses investimentos foi em Maringá, que está entre as mais pacíficas do País.

Ainda de acordo com a assessoria de imprensa, especificamente na RMC (Região Metropolitana de Curitiba), na qual se incluem os municípios de Almirante Tamandaré e Piraquara, a queda foi expressiva: de 683 homicídios registrados em 2015, o número caiu para 600 em 2016. Redução de 12,1%. Este ano, por exemplo, no primeiro trimestre foram contabilizados na RMC 127 homicídios contra 178 no ano de 2016 e 197 nos primeiros três meses de 2015; redução de 35,5%.

Especificamente sobre o estudo divulgado pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), a Sesp destaca dados positivos, como por exemplo a redução na taxa de homicídios de mulheres (30,2%), sendo o segundo do País. No Brasil a redução foi de 1,5%.

Além disso, a taxa de mortes na faixa etária entre 15 a 29 anos (faixa com o maior número de mortes), a queda foi de 24,2%. Voltado aos homens jovens, o Paraná foi o estado que mais reduziu no país: 22,3% e as mortes por arma de fogo, que no Brasil foi de 3%, no Paraná o índice apresentou redução de 5,5% no período.

Piraquara

Segundo a Sesp, a cidade de Piraquara passou de 64 homicídios para 2015 para 47 no ano passado; queda de 26,5%. Já no primeiro trimestre deste ano foram apenas seis assassinatos contra dez no mesmo período de 2016 e 21 em 2015. “Ou seja, quando comparamos o primeiro trimestre de 2015 com 2017, a queda foi de 71,4%, o que tiraria Piraquara do rol das 30 cidades mais violentas do País”, cita secretário Wagner Mesquita.

Atlas 2017

Regiões menos violentas
1º    Jaraguá do Sul (SC)
2º    Brusque (SC)
3º    Americana (SP)
4º    Jaú (SP)
5º    Araxá (MG)
30º    Maringá (PR)

Regiões mais violentas
1º    Altamira (PA)
2º    Lauro de Freitas (BA)
3º    Nossa Senhora do Socorro (SE)
4º    São José de Ribamar (MA)
5º    Simões Filho (BA)
8º    Piraquara (PR)
17º    Almirante Tamandaré (PR)