Cotidiano

Cidade passa por simulação de segurança para a Olimpíada

INFOCHPDPICT000059296595Rio ? Parte dos preparativos para a Olimpíada, foi realizada na tarde de hoje uma simulação de operação de segurança na Zona Sul, Barra da Tijuca e Centro, locais que concentrarão as atividades dos jogos. Coordenada pela Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (SESGE), do Ministério da Justiça e Cidadania, o treinamento envolveu Polícia Federal (PF), Polícia Rodovíária Federal (PRF), Polícia Mililar (PM), Foça Nacional de Segurança Pública, as Forças Armadas e os Bombeiros, além de agentas da CET-Rio e da Guarda Municipal. O objetivo foi testar os últimos detalhes da operação integrada que acontecerá durante os jogos.

A última parte da simulação envolveu o transporte de autoridades do Palácio do Itamaraty, no Centro, onde será feita a recepção aos chefes de estado que vêm para a Rio-2016, até o Maracanã. Por volta das 17h, dois helicópteros, um da PRF e outro da PM, sobrevoavam o estádio enquanto agentes da CET-Rio coordenavam o trânsito no local. Cerca de dez minutos depois, batedores da tropa de choque da PM, que escoltavam dois ônibus, chegaram ao local. As motos pararam os carros e fecharam as duas pistas da Radial Oeste, em frente o portão 2 do estádio, por onde entraram os dois veículos. Mais tarde, o exercício foi repetido por agentes da PRF e PF. Motocicletas da primeira e carros da segunda escoltavam veículos que simulavam a chegada de autoridades. Por fim, a manobra foi feita mais uma vez e envolveu batedores em motos da Força Nacional. Dez motos de cada instituição participaram de cada uma das simulações.

De acordo com um agente da PRF, que não quis se indentificar, será esse o padrão para o transporte das autoridades estrangeiras.

? Elas sairão do palácio sempre escoltadas por equipes iguais às do exercício de hoje. Tanto no caso do Maracanã quanto em outros locais de competição.

Robson Almeida, um turista de Campinas, no interior de São Paulo, que tirava fotos de estádio se surpreendeu com a operação. Depois da chegada dos veículos das forças de segurança, ele passou a tirar fotografias das diversas motocicletas que estavam no local.

? Acho que nunca vi tantas motos da polícia juntas. Contei mais de 30. Não sei se vai funcionar nos, mas, a impressão que fica é que eles estão preparados ? diz Almeida.

O universitário João Marcelo Freitas, morador do bairro, também foi pego de surpresa. Ele estava correndo na ciclovia que circula o estádio quando, assim como os carros que circulavam na via, foi parado pelos policiais para que os veículos entrassem pelo portão.

? Estou acostumado a parar nos sinais, quando as ciclovias cruzam com as ruas. Parado por policiais é a primeira vez ? diz o jovem, que, logo depois da entrada dos carros, foi liberado e continuou a corrida.

Em nota sobre os exercícios de simulação, o secretário SESGE, Andrei Rodrigues, disse:

?Já temos todos os protocolos de atuação integrada aprovados e temos realizado constantemente capacitações, treinamentos e simulações. Tudo isso, para que tenhamos profissionais no mais alto nível de preparação. Não só para a Olimpíada como também para o cotidiano da segurança pública, uma vez que deixar um legado para a sociedade sempre foi um dos nossos maiores objetivos?, escreveu.