Cotidiano

Cidade mais afetada pelo surto de febre amarela registra 16 óbitos

RIO ? No último balanço epidemiológico, divulgado na sexta-feira, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais contabilizou 133 casos suspeitos de febre amarela, com 38 óbitos, mas os números não param de aumentar. Apenas em Ladainha, município mais afetado pelo surto, as mortes suspeitas pela doença subiram de 12 para 16 durante o fim de semana, com o número de casos saltando de 29 para 56.

? Todos os óbitos e casos são notificados e investigados pela secretaria estadual, mas existe um tempo para atualização ? disse o secretário de Saúde de Ladainha, Fábio Peres.

De acordo com o secretário, o governo local está promovendo campanha de esclarecimento para tentar acalmar a população, mas o pânico se espalhou pelos cerca de 18 mil habitantes do município. Filas para vacinação são vistas diariamente nos dois postos de saúde da cidade desde a notificação da primeira morte, no último dia 4.

Até esta segunda-feira, 6.736 moradores de Ladainha já foram vacinados, e a previsão é que até o próximo fim de semana toda população indicada para receber a vacina, estimada em 9 mil, já esteja imunizada. Além dos dois pontos fixos, nos centros urbanos, existem oito equipes móveis percorrendo bairros mais afastados e a zona rural.

? Nos locais onde foram registrados óbitos, todos os moradores já foram vacinados. Estamos com equipes indo de casa em casa ? afirmou Peres.

Além da vacinação, existe a preocupação na eliminação dos vetores. A febre amarela silvestre, responsável até o momento por todos os casos suspeitos no município, é transmitida pelos mosquitos Haemagogus e Sabethes, que vivem em regiões de mata e transmitem o vírus de macacos para humanos.

Mas existe o temor de que a doença se espalhe por áreas urbanas. Desde 1942 não existem relatos sobre a transmissão urbana da febre amarela no país, mas o risco é grande. Basta que uma pessoa contaminada seja picada por um Aedes aegypti para que o mosquito, também responsável pela dengue, zika e chicungunha, espalhe a febre amarela.

? Nós estamos com o fumacê, tanto na zona rural como na área urbana, e contratamos agentes de endemia ? disse Peres.

De acordo com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, a situação da febre amarela silvestre no Brasil é de ?alerta?, mas a pasta está monitorando os casos para evitar que o problema de alastre. Por enquanto, o surto está concentrado em pequenas cidades do leste de Minas Gerais. Existe recomendação para que habitantes de 19 estados se vacinem. Os estados fora da área de recomendação são Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Espírito Santo e Rio de Janeiro.