Cotidiano

'Cidade dos sonhos' é eleito o melhor filme do século; 'Cidade de Deus' aparece na 38ª posição

LONDRES ? “Cidade dos sonhos” (2001), narrativa não linear de David Lynch, foi eleito o melhor filme do século XXI por 177 críticos de cinema de 36 países.

O longa ganhou a primeira posição em uma eleição organizada pela “BBC Culture“. “Amor à flor da pele” (2000), de Wong Kar-Wai, e “Sangue Negro (2007), de Paul Thomas Anderson, ficaram com o segundo e terceiro lugar, respectivamente. Links eleição de filmes

Surpreendentemente ou não, dependendo do seu nível de desconfiança para com cerimônias de premiação, nenhum dos três longas venceu o Oscar de melhor filme em seu respectivo ano.

O top 10 inclui ainda “A árvore da vida” (2011), de Terrence Malick, e “Boyhood: Da infância à juventude” (2014), de Richard Linklater.

“Nós queríamos descobrir quais eram os melhores filmes na memória recente dos críticos”, comentou Matthew Anderson, editor da “BBC Culture”. “Esperamos que essa lista gere discussões e dabtes, não só entre críticos e cinéfilos, mas entre todos aqueles que gostam de cinema e têm uma opinião sobre o que faz dele bom”.

Dos filmes notáveis que não ocuparam posições das mais altas, destaque para “Encontros e desencontros” (2003), de Sofia Coppola, em 23º lugar, e “A rede social” (2010), de David Fincher, no 27º.

Na 20ª posição, “O ato de matar”, de Joshua Oppenheimer, foi o documentário mais bem posicionado. Estranhamente, “Birdman” (2014) sequer aparece nas 100 posições do ranking.

A crítica freelancer Ana Maria Bahiana foi a única representante brasileira na eleição. Ela elegeu “Sangue negro” (2007) como o melhor filme do século, e citou “Cidade de Deus” (2002) entre seus dez escolhidos. O filme de Fernando Meirelles e Kátia Lund, aliás, foi mencionado por outros nove críticos. O britânico Rahul Verma, por exemplo, botou o longa brasileiro, que ficou na 38ª posição geral, em primeiro lugar em sua lista.

Veja a lista completa de filmes aqui.