Política

Cida solicita para Temer obras que são estratégicas

Foz do Iguaçu – A governadora do Paraná, Cida Borghetti, reiterou publicamente ao presidente da República, Michel Temer, a necessidade de obras fundamentais para melhorar a infraestrutura de Foz do Iguaçu, o segundo principal destino internacional do Brasil. Entre elas estão a construção da segunda ponte ligando Foz ao Paraguai, a ampliação do aeroporto da cidade e a duplicação da BR-469.

Cida e Temer participaram do 3º Simpósio Nacional de Varejo e Shopping 2018, sábado, evento que reuniu mais de 200 empresários e líderes do setor.

“A tão sonhada Rodovia das Cataratas vai desafogar o trânsito e servir de cartão-postal da cidade de Foz para o mundo, junto com esta maravilha da natureza que são as Cataratas do Iguaçu”, declarou Cida. “Uma segunda ponte vai ajudar a desafogar o trânsito entre a cidade e o país vizinho. Também é uma medida para melhorar a segurança. Uma ponte seria para turistas e passageiros e a outra para o transporte pesado de cargas”.

De acordo com a governadora, o investimento para a duplicação da BR-469 conta com recurso alocado pela bancada federal no valor de R$ 50 milhões. O projeto já foi elaborado pela Itaipu e pelo Fundo Iguaçu e as licenças ambientais para a obra já foram expedidas.

O prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, afirmou que as obras estruturantes contribuem com a ampliação do turismo e, consequentemente, do comércio: “São projetos estratégicos que vão potencializar o turismo e a economia de Foz. Ambos os setores caminham juntos. Um turismo forte significa também um varejo pujante”.

APOIO

Em seu primeiro evento oficial como governadora do Estado, Cida reiterou seu compromisso com o setor produtivo: “O Paraná apoia e se coloca em diálogo permanente com o varejo, o segmento que mais gera emprego no Brasil”, afirmou. “A participação do presidente Michel Temer, do ministro Henrique Meirelles e dos deputados federais neste evento é importante para trazer mais perto uma política nacional, estadual e municipal que atenda aos interesses do setor”, disse.

A governadora falou aos empresários sobre o Programa Paraná Competitivo: “Um dos melhores programas de incentivo a investimentos produtivos do país, que no ano passado foi ampliado, passando a abranger os comércios atacadista e varejista e o comércio eletrônico”.

Em sete anos, enfatizou a governadora, o Paraná competitivo consolidou R$ 45 bilhões em investimentos no Estado. “Esse programa é reconhecido no País e no Exterior e está à disposição deste setor”, afirmou.

Reformas

O presidente Michel Temer destacou que as reformas promovidas pelo governo federal e a retomada econômica do País contribuíram com o setor varejista. “A iniciativa privada é fundamental para a boa governabilidade, que só é garantida com a integração dos setores público e privado”, disse Temer. Ele citou a liberação do FGTS e a antecipação do PIS/Pasep, que injetaram recursos na economia e ampliaram o poder de compra dos brasileiros.