Política

Cida institui unidades de controle interno

Curitiba – A governadora Cida Borghetti assinou nessa segunda-feira (8) o decreto que institui as Unidades de Controle Interno nos órgãos da administração estadual. O objetivo é implementar a cultura do ambiente de controle e tornar a gestão pública mais eficiente e transparente.

“Estamos aprimorando os mecanismos de controle do governo do Estado que permitem mais transparência na gestão do dinheiro público e evita possíveis casos de corrupção”, afirmou a governadora. “Visamos sempre à boa gestão da estrutura estadual. Estamos adotando o que há de mais moderno no mundo quando se fala em controle interno”, ressaltou.

As unidades de controle serão implantadas em cada órgão estadual. A Controladoria-Geral do Estado fará o treinamento dos funcionários vinculados a cada pasta, que ficarão responsáveis pelas ações de supervisão e monitoramento dos controles internos da gestão.

O controlador-geral do Estado, Carlos Eduardo de Moura, explicou que o órgão, responsável pelo sistema de controle interno, passará a ter presença em secretarias, empresas e serviços sociais autônomos. “Esses núcleos ficarão responsáveis por toda essa área, municiando o gestor de informações estratégicas para o seu trabalho”, afirmou.

No exercício de suas atividades, os integrantes da Unidade de Controle Interno deverão ter livre acesso a todos os documentos, sistemas, informações e outros elementos indispensáveis ao cumprimento de suas atribuições, diz o decreto.

Pedágios

O Comitê de Intervenção instituído pelo governo do Estado realizou nessa segunda-feira (8) uma videoconferência com os seis interventores que estão atuando nas concessionárias de rodovias que formam o Anel de Integração. A reunião de trabalho serviu para ajustar ações e fazer um balanço das primeiras atividades.

Os assuntos tratados foram as vistorias nas praças de pedágio, iniciadas no último sábado, e questões relacionadas ao fluxo de veículos e sistemas de informática. Também foi deliberada a elaboração de um cronograma de inspeção às obras que as empresas estão realizando.

O grupo de trabalho, instituído por decreto, é responsável pelo acompanhamento e orientação dos interventores. Fazem parte do comitê representantes da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística, DER-PR, Procuradoria-Geral do Estado, Controladoria-Geral do Estado e Casa Militar.

Crise argentina

A revisão do acordo com o FMI (Fundo Monetário Internacional), mudanças no comando do Banco Central com posterior ajuste na política monetária e medidas do governo ajudaram a aliviar o quadro de pressão dos mercados sobre os ativos da Argentina nos últimos dias.

Analistas em geral consideram que Buenos Aires tem dado sinalizações positivas, mas alertam sobre como o quadro ainda é delicado e não estão descartados novos sobressaltos, enquanto o governo de Mauricio Macri tenta conduzir um ajuste ambicioso nas contas públicas, em um quadro de recessão, inflação e desemprego.

O quadro da Argentina é bastante delicado. Mesmo que o ajuste seja bem-sucedido, o país enfrentará meses difíceis, com contração econômica, em um cenário de desemprego alto, greves contra o acordo com o FMI e aumento da pobreza. O descontentamento popular pode ainda ser expresso nas urnas em outubro de 2019, quando o país terá eleição presidencial.