Cotidiano

Cida cria colégios militares; um em Cascavel

Cascavel – O Paraná passará a contar com mais três colégios da Polícia Militar em 2019. Nessa quinta-feira (11), a governadora Cida Borghetti assinou decreto que cria os colégios de Maringá, Cornélio Procópio e Cascavel.

Cida destacou que a criação das novas unidades segue o planejamento estratégico de interiorização do ensino militar. “Já temos colégio de Curitiba, que é o pioneiro, criado há 56 anos, e o de Londrina. Além de Maringá, Cornélio e Cascavel, há estudos para a criação de novas unidades em outras regiões do Estado. A interiorização do ensino da Polícia Militar começou e vai ser ampliada”, afirmou a governadora.

Ela explicou que a direção das escolas será feita pela Polícia Militar e a gestão pedagógica administrada pela Secretaria de Estado da Educação. “A educação é a principal ferramenta de transformação da sociedade. Essa medida vai oportunizar aos alunos uma educação de qualidade, com os valores instituídos pela corporação no Paraná. O programa pedagógico e educacional, que já é uma referência no Estado, vai garantir novas oportunidades aos alunos das três regiões”, afirmou.

Os colégios de Maringá e de Cornélio Procópio funcionarão em escolas em que o ensino regular já acontece. Já o de Cascavel será no Centro Nacional de Treinamento em Atletismo, que está em fase final de construção.

Os novos alunos que entrarão em 2019 vão passar pelo processo seletivo da Polícia Militar.

Novas vagas

Pelo mesmo decreto foram ativadas três vagas de major, sendo uma para cada colégio. Eles terão a função de gerenciar a unidade. Também foi criada uma vaga de capitão para atender a demanda de Guaratuba. Na solenidade, a governadora Cida Borghetti assinou também a promoção definitiva da oficial Rita Aparecida de Oliveira de tenente-coronel para coronel.