Política

Cida anuncia secretários e estuda medidas urgentes

Curitiba – A governadora do Paraná, Cida Borghetti (PP), começou seu mandato acelerada. Ontem, Cida se reuniu com sua equipe e anunciou novos nomes do secretariado. Na Fazenda, após a saída de Mauro Ricardo Costa, quem assume interinamente é o antigo diretor-geral George Tormin. Já a presidência da Copel (Companhia Paranaense de Energia) fica, agora, com Jonel Iurk, que foi presidente da Compagas.

Nomes para outras pastas, como a Secretaria de Agricultura e Abastecimento, ainda estão sendo definidos. “Nas próximas semanas anunciaremos novos integrantes da equipe do governo. Educação, Fazenda e ParanáPrevidência devem ser as próximas definições”, disse Cida.

Ainda na sexta-feira, logo após tomar posse, Cida anunciou Silvio Barros (PP) para o comando do Desenvolvimento Urbano e, interinamente, a Casa Civil. Antônio Nardi será o secretário da Saúde. Ele era secretário-executivo do Ministério da Saúde na gestão do deputado federal Ricardo Barros (PP), marido de Cida, à frente da pasta.

Já o gabinete da nova governadora será chefiado pela advogada Lucília Dias, que exercia a mesma função na vice-governadoria.

Cida Borghetti ainda nomeou os postos militares. O coronel Maurício Tortato será o secretário-chefe da Casa Militar; a coronel Audilene Rocha será a primeira mulher a comandar a Polícia Militar; e o também coronel Elio Manoel ocupará a chefia do Estado Maior. Ainda não há confirmação do comando da secretaria de Segurança Pública e de quem será o delegado-geral da Polícia Civil.

Apoio dos deputados

Quando o assunto é a Alep (Assembleia Legislativa do Paraná), a governadora afirma que o apoio dos deputados aos projetos do governo está garantido: “Nosso líder tem colaborado muito e estamos muito tranquilos em relação à Casa Legislativa”, disse Cida, em referência ao novo líder do Governo, Pedro Lupion (DEM).

De acordo com o deputado, o governo tem entre 29 e 32 parlamentares garantidos na base. “Estamos dialogando com os deputados da bancada liderada por Ratinho Jr. (PSD), para que eles estejam junto conosco nas votações”, afirmou Lupion.

O teor dos projetos que devem ser enviados à Alep, entretanto, ainda é nebuloso. De acordo com a governadora, as áreas prioritárias são educação, segurança pública, infraestrutura e logística. “Estamos trabalhando com o presidente da Casa, Ademar Traiano (PSDB), e com os parlamentares para que sejam encaminhados projetos que atendam aos interesses do Paraná”, disse.

Marca

A necessidade da governadora em deixar sua marca não é injustificada: Cida quer, no final do ano, permanecer no cargo por meio do voto. A primeira pesquisa registrada do ano mostra a governadora com apenas 5% das intenções de voto (leia na página 4).

A vontade em deixar a marca de Cida na gestão do governo estadual apareceu, também, na fala do novo secretário interino da Casa Civil, Silvio Barros. “Estamos reorganizando o governo e buscando identificar projetos emblemáticos e relevantes que possam ser implementados em um período tão curto de tempo”.