Agronegócio

Cida: Agropecuária do Paraná tem perfil moderno

Curitiba – A governadora Cida Borghetti se reuniu na noite de sexta-feira, no Palácio Iguaçu, com embaixadores da União Europeia e defendeu a produção agropecuária paranaense. “Nossa agropecuária e agronegócio têm perfil moderno, são ecologicamente equilibrados e utilizam padrões sanitários reconhecidos por organismos internacionais”, afirmou a governadora. Os diplomatas participam de uma missão no Paraná que busca fortalecer os laços comerciais e culturais com o Estado.

Cida afirmou que o Estado tem uma das agriculturas mais desenvolvidas do mundo. “Resultado do trabalho, suor e sofrimento de muitas gerações que nos antecederam, nossos avós e bisavós que vieram da Europa para fazer a vida na América”, lembrou ela, que salientou a necessidade de fortalecer os acordos bilaterais entre o Paraná e os países europeus e as cooperações em áreas de interesse comum.

A governadora salientou, ainda, as características que tornam o Estado atrativo para os interesses estrangeiros, como a infraestrutura de qualidade, a rede de ensino e tecnologia, mão de obra qualificada e a segurança jurídica que destaca o Paraná internacionalmente.

Mercosul

O embaixador da União Europeia no Brasil, João Gomes Cravinho, que lidera a missão diplomática, afirmou que o Paraná ocupa uma posição estratégica no Mercosul, que é um diferencial dentro do contexto atual, em que um acordo de livre comércio entre os dois blocos econômicos está prestes de ser finalizado. “Este acordo coloca o Paraná no centro do relacionamento entre a União Europeia e o Mercosul”, disse.

“Esta missão permitiu identificar um conjunto de novas oportunidades, porque encontramos no Paraná interesses muito semelhantes àqueles que nos motivam”, destacou. “De algum modo esta é uma visita preparatória para os acordos que serão fortalecidos entre o Paraná e a União Europeia”, acrescentou Cravinho.

Missão

O Paraná sediou pela primeira vez a Missão Anual de Embaixadores da União Europeia, que começou na quarta-feira (2) e recebeu cerca de 20 diplomatas. A comitiva também participou de uma reunião técnica com secretários e dirigentes de órgãos estatais para identificar interesses em comum. A missão terminou ontem, com uma visita a Morretes, no litoral do Estado.