Cotidiano

Ciclovia com muito verde

Imagine pedalar 187 km em meio a muito verde, contato direto coma natureza passando por propriedades rurais, belas cachoeiras e lugares exóticos. Cascavel saiu na frente do projeto que reúne vários municípios do oeste do Paraná e lançou, no último sábado (17), o “Marco Zero” do Caminho do Iguaçu-Rota Beira Parque.

O projeto de cicloturismo que prevê trilhas para os amantes da bike praticarem o esporte com saída de Cascavel, podendo se deslocar até Foz do Iguaçu, num trecho de 187 km entre a natureza, começa a se concretizar. O prefeito de Cascavel Leonaldo Paranhos enfatiza que este sonho é acalentado por tanta gente há muitos anos.

"Agora estamos dando o primeiro passo, numa parceria importante com a Itaipu Binacional, que tem sido uma alavanca importante para muitos projetos do nosso governo", afirmou ao a largada do primeiro passeio de quatro quilômetros, que atraiu ciclistas de toda a região e também um grupo adepto de cavalgadas da Comitiva Rancho Cavalgueiro, de Alto Bom Retiro, todos vestidos a caráter.

Longa espera

"São pelo menos dez anos de espera até que hoje este sonho começa a se concretizar", comemorou o presidente a ACC (Associação dos Ciclistas de Cascavel), Newton Rodrigues, que citou também as associações dos ciclistas de Matelândia e Foz do Iguaçu, que participaram do encontro.

O projeto envolve oito municípios da região, a Adetur, que segundo Flavio de Gasparini "foi uma satisfação participar da parceria e contribuir na elaboração do projeto que tira as pessoas do sedentarismo e estimula à qualidade de vida.

10 mil ciclistas

Atualmente, somente em Cascavel, segundo a ACC, são pelo menos 10 mil ciclistas adeptos desta prática de atividade física. "E se temos um número tão expressivo de pessoas fazendo ciclismo numa cidade de 320 mil habitantes, a cidade precisa andar no mesmo ritmo. E eu gosto de desafios, então vamos caminhar para sermos referência também nesta modalidade, incentivando e dando condições para ela ser uma opção de qualidade de vida", acrescentou Paranhos.

O "Marco Zero", entre a BR-277 e a PR-180 começa bem em frente à Agrotec, à direita, na estrada que dá acesso ao Assentamento Valmir da Motta e segue em direção à Ferroeste. Vai passar por Santa Tereza, depois Céu Azul seguindo pelos demais municípios até Foz do Iguaçu. O trecho de 44,6 quilômetros que pertence ao Município de Cascavel leva o nome do ex-presidente da Associação Comercial e Industrial de Cascavel, José Torres Sobrinho, falecido em acidente aéreo.