Cotidiano

Ciclovia: Cidades definem rota turística beira-parque

Equipe técnica da Adetur Cataratas e Caminhos e Fundação do Parque Tecnológico de Itaipu realizaram reunião de alinhamento do projeto de estruturação da Rota Turística Beira-Parque Nacional do Iguaçu – Cascavel a Foz do Iguaçu. As visitas ocorreram na Prefeitura de Cascavel e Santa Tereza do Oeste juntamente com integrantes da Associação de Ciclistas de Cascavel.

Em Cascavel, participaram o presidente da Associação, Nilton Rodrigues, secretário de eventos da associação, Gilberto Guerrer, secretário de Planejamento de Cascavel, José Fernando Dillenburg, bolsista da Adetur, Diego dos Santos, coordenador de georreferenciamento da Fundação PTI, Newmar Wegner, e a secretária executiva da Adetur, Dayane Passos.

Após a análise do diagnóstico da rota turística feita pela empresa Verdi Design, contratada pela Adetur, apontou-se que o trecho entre Cascavel a Santa Tereza do Oeste é considerado crítico por margear a rodovia. Por isso, os envolvidos definiram um novo trajeto pelas vicinais de cada município.

Na reunião foram identificados os atrativos e serviços de apoio ao longo do trajeto que passará pela validação por meio de um trabalho de georreferenciamento. Os trabalhos de validação devem ocorrer no próximo fim de semana quando a equipe técnica da Adetur e do PTI juntamente com os integrantes da Associação de Ciclistas de Cascavel percorrerão o trajeto e identificarão os atrativos. A equipe também se reuniu em Santa Tereza do Oeste com o prefeito, Elio Marciniak e o vice-prefeito Ivanir Pauly para debater sobre a importância do projeto ao turismo e ao cicloturismo.

Segundo a secretária executiva da Adetur, Dayane Passos, a recepção dos municípios foi positiva e todos demonstraram grande interesse em alinhar e integrar a rota turística Beira-Parque Nacional do Iguaçu com o objetivo de difundir as belezas da região e principalmente fomentar as práticas esportivas, recreativas e de lazer.

Santa Tereza vê projeto como oportunidade

O município de Santa Tereza do Oeste está vislumbrando na estruturação da Rota Turística Beira-Parque Nacional do Iguaçu – Cascavel a Foz do Iguaçu – uma oportunidade de fomentar as atividades esportivas e de lazer envolvendo turistas e munícipes. A ideia é explorar a produção artesanal dos pequenos agricultores do município.

“Queremos desenvolver o município na parte cultural e turística e esse projeto é um grande avanço que despertará a prática de uma vida mais saudável fomentando o consumo dos produtos artesanais como o queijo, vinho, sorvete, conservas, doces, pães. Todos os produtores terão a oportunidade de expor o que produzem e até mesmo fomentar a construção de pousadas para abrigar os trilheiros”, comenta o prefeito Elio Marciniak.

Segundo Marciniak, Santa Tereza do Oeste já possui projetos de passeios e até mesmo de trilhas ecológicas, e a Rota Turística vem para agregar valor para esse trabalho de desenvolvimento da área turística.

O que é a rota?

O projeto foi idealizado por um grupo de entidades da região, entre elas a Associação Comercial e Industrial de Cascavel, Fundação PTI e Adetur Cataratas e Caminhos. Com o apoio do Centro Internacional de Hidroinformática, o trajeto de 166 quilômetros foi mapeado e georreferenciado por meio de imagens de satélite. Agora, serão conferidas in loco as características físicas e técnicas do percurso.

A rota será estruturada envolvendo os municípios de Cascavel, Santa Tereza do Oeste, Céu Azul, Matelândia, Serranópolis do Iguaçu, São Miguel do Iguaçu, Santa Terezinha do Itaipu e Foz do Iguaçu. 

Uma preocupação dos mentores é manter o trajeto original e histórico da antiga estrada que fazia a ligação entre Foz do Iguaçu e Guarapuava, aproveitando o potencial turístico e os serviços prestados na região permitindo maior valorização e integração do Parque Nacional do Iguaçu perante à comunidade.