Cotidiano

Ciclofaixas de Niterói vão ganhar novas placas de sinalização

INFOCHPDPICT000059349721

NITERÓI ? Dentro de dois meses, 19 novas placas de sinalização serão instaladas nas ciclofaixas das avenidas Roberto Silveira, em Icaraí, e na Amaral Peixoto, no Centro. A iniciativa é resultado de uma ação desenvolvida por Mateus Marques e Yago Caetano, alunos do 2º período do curso de Empreendedorismo da UFF. Parte do projeto será executada com verba captada junto à própria universidade por meio de edital, vencido há duas semanas pela dupla.

Com auxílio do Mobilidade Niterói, grupo de cicloativistas que forneceu informações sobre o uso dos principais corredores cicloviários da cidade, Marques e Caetano identificaram a necessidade de instalar placas (indicando, por exemplo, início de ciclovias e a preferência dos ciclistas) para aumentar a segurança do transporte na cidade.

A iniciativa conta também com a parceria da Niterói Transportes e Trânsito (NitTrans), responsável por dar o aval para o modelo das placas que serão utilizadas.

Para a empreitada, os alunos receberam R$ 2 mil da universidade. Eles buscam, agora, parcerias com empresas que possam complementar o orçamento inicial, de R$ 5 mil. Além disso, planejam lançar uma plataforma de financiamento coletivo.

? As pessoas não sabem, por exemplo, que o correto é parar o carro ao lado de uma ciclovia, na rua, com o alerta ligado. Em vez disso, param sobre ela ? exemplifica Mateus Marques, sobre uma da ocorrências registradas pelo projeto.

Segundo Caetano, caso a arrecadação de recursos ultrapasse o valor inicial, o projeto poderá ser expandido para outras ciclofaixas da cidade. Entre elas está a Avenida Marquês do Paraná, no Centro. Na última terça-feira, a equipe do GLOBO-Niterói flagrou ali situações de risco aos ciclistas. Ao sair de uma oficina mecânica, um veículo parou em cima do espaço reservado às bicicletas, forçando um ciclista que percorria a via a desviar, invadindo a pista destinada aos carros.

Dados do Mobilidade Niterói mostram aumento de 21,8% ciclos/hora (ciclistas por hora) nos cinco primeiros meses do ano, comparado com o mesmo período de 2015, na Avenida Amaral Peixoto. Já na Avenida Roberto Silveira, o grupo comparou a passagem de ciclistas entre as ruas Lopes Trovão e a Presidente Backer nos dia 3 de dezembro de 2015 e 29 de julho de 2014. A contagem registrou um aumento de 57,14% ciclos/hora.