Cotidiano

Ciclo Romaria incentiva turismo religioso no oeste

Pedalada marca o feriado de Nossa Senhora Aparecida, em 12 de outubro

Missal – Representantes dos grupos Coiotes do Pedal de Santa Helena, Ita Bike de Itaipulândia e Pedalando Missal se reuniram para dar início à organização da segunda edição do Ciclo Romaria, que será realizado no dia 12 de outubro, feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida.

A pedalada de 60 quilômetros terá como ponto de partida o monumento do Cristo Esplendor, em Santa Helena, até a gruta de São Cristóvão, em Missal. A chegada será em Itaipulândia, no monumento de Nossa Senhora. O roteiro faz parte de um projeto de estruturação de rotas turísticas regionais, desenvolvido pela Adetur Cataratas e Caminhos e Itaipu Binacional.

Na primeira edição, realizada em 2016, o evento reuniu aproximadamente 50 ciclistas. Para este ano, a expectativa dos organizadores é superar os números passados.

Para o representante do grupo Itabike, Cleiton Butzge, a importância do Ciclo Romaria é justamente envolver o turismo e a religião. “É um momento fantástico em que unimos turismo, devoção, lazer, além de estimular a prática de esporte e a valorização dos pontos turísticos que os municípios possuem. O ciclismo vem crescendo muito em nossa região e um dos objetivos é tornar esse percurso um roteiro fixo”, afirma.

A programação e a logística ainda estão sendo definidas pela equipe de organização e logo serão divulgadas. A organização informa que esta pedalada não é indicada para ciclistas iniciantes ou sem prática regular com a atividade. A pedalada será aberta a todos os grupos de ciclistas da região.