Cotidiano

Ciclo de baixa do preço do petróleo está perto do fim, diz ministro saudita

201602161339518566_RTS.jpgRIAD ? O ministro saudita da Energia, Khaled al-Faleh, afirmou neste domingo que o ciclo de queda dos preços do petróleo está chegando ao fim, em uma conjuntura de mercado mais favorável.

“O atual ciclo de baixa dos preços está chegando ao fim. E as condições do mercado em termos de oferta e demanda melhoram”, declarou Al-Faleh em uma entrevista coletiva em Riad, ao lado de Mohamed ben Saleh al-Sada, presidente da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep).

O ministro saudita se mostrou “otimista” a respeito da evolução dos preços.

Por sua vez, o presidente da Venezuela, Nicolas Maduro, que realiza uma viagem pelo Oriente Médio, manteve entrevistas neste domingo com autoridades sauditas. A Venezuela, membro da Opep, enfrenta uma grave crise econômica e política, agravada epla queda dos preços do petróleo. No sábado, na etapa anterior de sua visita, no Irã, o presidente venezuelano pediu que fosse reforçada a cooperação entre os países produtores de petróleo, membros ou não da Opep, para estabilizar os preços.

?Para estabilizar os preços do petróleo, temos de refletir […], aumentar a consultas entre os países produtores, a OPEP e não-OPEP?, disse Maduro durante uma reunião com o presidente iraniano Hassan Rohani, de acordo com o site da Presidência iraniana. “Os países produtores devem procurar um acordo justo para estabilizar os preços”, acrescentou.

Otimismo sobre os preços

O ministro saudita Faleh, cujo país é o líder do cartel de exportação, se mostrou neste domingo otimista sobre a evolução dos preços do petróleo, destacando que ?queda dos estoques americanos continua há sete ou oito semanas.?

Faleh também destacou as “fortes relações” entre o reino saudita e a Rússia, o maior produtor de petróleo do mundo, mas não um membro da OPEP, mencionando uma “aproximação” entre as posições dos dois países sobre a questão do petróleo.

“Chegamos a um nível sem precedentes nas nossas relações e nossa cooperação”, comemorou por sua vez o ministro russo, que se referiu a “uma parceria tecnológica em novos projetos que serão implementados no futuro próximo”, segundo a agência Novosti.

Novak também anunciou uma reunião na segunda-feira entre a Opep e a Rússia antes do próximo encontro de cúpula do cartel, prevista para o fim de novembro, a ser realizada em sua sede, em Viena.

A Opep estimulou o mercado, no fim de setembro, ao anunciar um acordo sobre um corte de produção de petróleo bruto por parte de seus membros, que ainda precisam concretizar sua extensão nesta reunião de novembro. Os investidores esperam que a Rússia, que não integra o cartel, siga o exemplo. Os preços do petróleo, que ultrapassou US $ 100 por barril em meados de 2014, veio a cair abaixo de US$ 40 no início deste ano. Atualmente, eles estão oscilando em torno de US $ 50 por barril.