Cotidiano

Ciclistas respondem por 15% dos acidentes

Os mais comuns são as quedas de bicicletas, que já somaram 60 casos

Cascavel – O jovem Rodrigo da Silva, de 21 anos, foi apenas um dos mais de 100 ciclistas que se envolveram em algum tipo de acidente de trânsito em Cascavel desde o início do ano. Ele seguia pela Avenida Rocha Pombo, próximo ao Ceebja (Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos), quando foi atingido por um veículo que acessava o estacionamento e teve fraturas no antebraço e na mão esquerda.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, desde 1º de janeiro 131 acidentes envolvendo ciclistas foram atendidos na cidade, o equivalente a 15% do total. Os mais comuns são as quedas de bicicletas, que já somaram 60 casos. As demais foram batidas com automóveis (45), motos (18), caminhões (5), entre duas bicicletas (2) e com ônibus (1).

Uma das soluções para minimizar esses números é a construção de sete quilômetros de ciclovias, que está sendo feita dentro do projeto do PDI nas avenidas Brasil, Tancredo Neves e Barão do Cerro Azul.

Conforme dados do Detran, em todo o Paraná pelo menos sete acidentes envolvendo bicicletas são registrados por dia. Por ano, 74 ciclistas entram em óbito e outros mais de 2 mil ficam feridos. Por isso, esse é um dos focos do movimento Maio Amarelo. 

Orientações

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, todo ciclista deve usar campainha, sinalização dianteira, traseira, lateral e nos pedais e espelho retrovisor do lado esquerdo. Outros elementos complementares também ajudam a aumentar a segurança principalmente no período noturno, como roupas claras e chamativas, capacetes e luvas.