Cotidiano

Ciclistas fazem protesto em frente à casa de João Doria em SP

201610052051252277.jpgSÃO PAULO – Três dias após ser eleito prefeito de São Paulo, João Doria enfrentou o primeiro protesto na noite desta quarta-feira Ciclistas pedalaram até a mansão do empresário, no Jardim Europa, Zona Sul de São Paulo, e se deitaram no chão. Segundo os organizadores, o ato foi pacífico e apartidário e tinha o objetivo de cobrar que quem anda de bicicleta tem ?tanto direito à rua quanto os carros?.

O grupo se reuniu na Praça do Ciclista, na região da Avenida Paulista, por volta das 18h. De lá, os ciclistas pedalaram por cerca de 4 quilômetros até a casa de Doria. Na frente do imóvel, policiais militares acompanhavam o movimento. Por volta das 20h30, os ciclistas se deitaram no asfalto.

Em um evento no Facebook para divulgar o ato, o grupo escreveu: ?A pedalada é um ato pacífico e pelos direitos dos ciclistas. Uma pedalada em nome da resistência cicloativista que vem de muito antes do Haddad, portanto uma pedalada que não tem cunho partidário ou de apoio a nenhum candidato, apenas de exigir pelos direitos dos ciclistas.?

O tucano tem dito que pretende avaliar o programa de ciclovias criado pelo prefeito Fernando Haddad e, eventualmente, eliminar as que não tiverem movimento. Ele também pretende conceder a manutenção da rede existente para a iniciativa privada. Nos quatro anos da gestão petista, foram criadas cerca de 400 km de vias exclusivas para ciclistas.