Esportes

Ciclista holandesa que sofreu acidente na Rio-2016 vence corrida na Bélgica

Annemiek Van Vleuten assustou todo mundo com um tombo feio na prova de ciclismo de estrada da Olimpíada no Rio. No dia 7 de agosto, ela perdeu o controle numa curva na descida da Vista Chinesa e caiu desacordada, quando liderava a prova. Ficou inerte no chão, até a chegada das equipes de socorro, numa imagem que preocupou quem acompanhava a transmissão. Recuperada, nesta terça-feira, exatamente um mês depois do acidente, venceu uma corrida na Bélgica.

Ciclista da Holanda que sofreu acidente na Rio-2016

Foi no Prólogo da Lotto Volta da Bélgica, uma etapa diferente, que em vez de ser de longa distância e resistência, era de tiro curto. Van Vleuten completou os 4,3 km do desafio em 5m24s, com média de velocidade de 49 km/h.

O acidente no Rio deixou a holandesa internada num hospital por alguns dias. O tombo lhe rendeu concussões e três fraturas na coluna.

A prova olímpica foi vencida por outra holandesa, Anna van der Breggen, que completou os 136,9 quilômetros do percurso em 3h51m27s. A brasileira Flávia Oliveira conseguiu o melhor resultado do ciclismo de estrada do país numa Olimpíada, ao chegar em sétimo.

Antes de voltar a competir, Annemiek passou por um período de recuperação na Itália:

– Não esperava a vitória – contou. – Deixei a Olimpíada para trás, e estabeleci um novo objetivo, o Campeonato Mundial no Qatar. Treinei na Itália, mas não me forcei, já que havia passado pela concussão, e minhas costas ainda não estavam 100% – explicou a ciclista holandesa.

Ciclista holandesa sofre acidente grave na Rio-2016