Cotidiano

Cia. dos Mysterios mescla teatro de revista e história africana do Rio

RIO ? As luzes se apagam, e no meio da plateia surge um ator que começa a se contorcer e a cantar músicas que remetem a línguas de matrizes africanas. Os sons de atabaques ao vivo, tocados avidamente por um dos integrantes da companhia, mergulham o espectador na atmosfera de referências do candomblé. Como um ?cavalo?, incorpora um espírito, e ao começar a falar, a esquete chega ao seu clímax: o personagem só recita versos de Gilberto Gil (?Num adianta suncê me abandonar/ Mistério sempre há de pintar por aí….?). A plateia vem abaixo. A referência carinhosa é uma das muitas cenas do espetáculo ?Cabaret Mystico?, que a Cia. de Mysterios e Novidades encena em sua sede, num galpão na Gamboa, até a próxima semana, depois de quase dois meses com fila na porta todas as sextas-feiras.

Há outras passagens memoráveis: em texto de criação coletiva, o grupo usa a tessitura das culturas indígena e africana que conta a origem da região portuária do Rio, para montar esquetes que usam a linguagem dos antigos cabarés. Há cenas com ventríloquos, bailarinas de can-can, mágicos, pernas-de-pau, pierrôs, colombinas, há até um King Kong a irromper do quintal, tal qual um circo dos tempos de antanho. E há música: acompanhando os atores, uma banda formada por instrumentistas da região anima cada esquete burlesca com cordas, sopros, metais e atabaques.

? É um cabaré carioca. Em todos os nossos trabalhos fazemos referências à cultura brasileira, à história da Pequena África, região onde fica a nossa sede já há quase dez anos, este lugar precioso nesta cidade. Neste espetáculo, que fizemos para comemorar os 35 anos da companhia, não seria diferente ? comenta Lígia Veiga, diretora do espetáculo e uma das fundadoras da Companhia, que nasceu em São Paulo, em 1981. ? A ideia de usar as referências ao teatro de feira, teatro de revista, teatro de vanguarda russo, cabarés e circos remonta à própria história do grupo, é uma grande costura de outros trabalhos que já tínhamos feito.

O sucesso deste espetáculo chamou a atenção de Lígia: apesar de ter público cativo na região, desde que começaram a apresentar o ?Cabaret Mystico? há filas de espectadores na porta do galpão, à espera de vagas para sessões lotadas ? em que moradores do bairro entram gratuitamente (alguns, depois de oficinas da companhia, passaram a integrar o grupo, como é o caso do ator Fabio Costa, que interpreta a entidade que só fala versos de Gilberto Gil).

? Estreamos no dia da abertura da Olimpíada (o espetáculo foi um dos selecionados no edital Fomento Olímpico da prefeitura) e achávamos que não vinha ninguém. Vieram 60 pessoas. Desde então, é lotado todo dia, por isso faremos sessões extras. É a nossa forma de resistência, mas infelizmente o dinheiro era pouco e se acabou ? desabafa a diretora, lembrando que todo o trabalho de arte pública da companhia fora das peças não tem qualquer financiamento.

SERVIÇO:

?Cabaret Místico?

Onde: Rua Pedro Ernesto 21 e 23, Gamboa (22524103). Quando: Hoje, amanhã e dia 25, às 21h; dom., às 18h. Quanto: Hoje e dia 25, R$ 10. Sab. e dom., R$ 30. classificação: Livre.