Cotidiano

Chuvas na região oeste perto de superar a média histórica

Cascavel – Para quem gosta de chuva, o ano começou perfeito. Para aqueles que preferem o sol forte do verão, calma, daqui a pouco ele volta. A instabilidade climática com alternância de períodos de chuva e sol vai se estender pelos próximos cinco dias em todo o Paraná. Os efeitos causados pelo fenômeno La Niña, característico nesse período do ano, chegou ao Paraná com maior intensidade no último fim de semana.

Brincadeiras à parte, a situação já deixa em alerta especialistas. Isso porque, de acordo com a meteorologista do Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná) Beatriz Porto, a média histórica de chuvas na região oeste do Paraná oscila entre 170mm e 180mm para todo o mês de janeiro. Essa marca deve ser rompida nas próximas horas, uma vez que do dia 1º de janeiro até ontem à tarde já havia sido registrado 157mm nos municípios da região. As informações foram obtidas com apoio do Radar Meteorológico instalado em Cascavel. A estação meteorológica de Cascavel possibilita saber a intensidade e a direção dos ventos, chuvas, temperaturas mínima e máxima e umidade relativa do ar.

Se por aqui a chuva tem sido mais branda, apesar do registro de um tornado em Toledo no fim de semana, no litoral a situação começa a ficar crítica. Na noite de quarta-feira, uma tempestade afetou o litoral paranaense, causando alagamento de ruas e queda de árvore. Paranaguá, Pontal do Paraná e Matinhos também sofreram com os prejuízos causados pelos alagamentos.

De acordo com o Simepar, a previsão para Foz do Iguaçu nesta sexta-feira é de novas pancadas de chuva. No período da manhã, está prevista nebulosidade variável e à tarde o tempo fica nublado, com chuvas e trovoadas. Para sábado, Foz terá pancadas de chuvas e trovoadas no período da tarde e no domingo, parcialmente nublado com chuvas e trovoadas logo depois do almoço.

O Município de Toledo ainda se recupera dos estragos ocasionados pelas chuvas fim de semana. O fato mais curioso envolveu a formação de um tornado de pequenas proporções em uma comunidade do interior do Município, que destruiu barracões agrícolas. A previsão do tempo para Toledo no fim de semana também é de chuva. O tempo carrancudo permanecerá sobre o Município pelo menos até a próxima segunda-feira.

Já em Marechal Cândido Rondon, onde foram registrados vários alagamentos e queda de árvores nos últimos dias, o cenário de instabilidade climática permanece, com chuvas intermitentes e trovoadas até o início da próxima semana.

Apesar de a nebulosidade predominar desde cedo em todas as regiões, as temperaturas se elevaram, tanto que em Curitiba chegou aos 22°C e nas praias bateu os esperados 30°C. Hoje está previsto um rápido aquecimento no Paraná. A cobertura de nuvens diminui e o sol volta a predominar na maioria das regiões do Estado, até mesmo entre a RMC e o litoral. No entanto, o calor mantém o desenvolvimento de nuvens de chuva entre a tarde e a noite, com previsão de chuvas rápidas e isoladas. No fim de semana o tempo não muda muito. Vai continuar quente e abafado nas regiões paranaenses e com chuvas bem típicas de verão.

Chuvas causam mortes em SC

A situação preocupa, e muito, em Santa Catarina. Nas últimas horas, o litoral catarinense registrou o dobro do volume de chuvas previsto para todo o mês de janeiro. Três pessoas morreram, entre elas uma criança de oito anos. Um homem está desaparecido. Os alagamentos e os deslizamentos colocaram o Estado em alerta.

A orientação da Defesa Civil é de que os cidadãos saiam de casa apenas em caso de necessidade, principalmente na região metropolitana de Florianópolis e demais cidades do litoral. O alerta vai desde São Francisco do Sul, passando por Penha, Balneário Camboriú até Florianópolis.

Na Grande Florianópolis há risco de deslizamentos de terra. Em grande parte da região choveu entre 100 mm e 200 mm em apenas 24 horas, de acordo com Epagri-Ciram, órgão de monitoramento ambiental, meteorológico e agrícola do governo de Santa Catarina.