Policial

Chuvas fortes causam destruição no Paraná

 

 

A quarta-feira (26) amanheceu com baixas temperaturas e chuvosa no Paraná. A frente fria, que já era esperada, chegou de madrugada com chuva e trovoada nas regiões Oeste e Sudoeste.

As maiores quantidades de água caíram sobre Cascavel e Foz do Iguaçu, com 50mm e 75mm de chuva, respectivamente, segundo o monitoramento do Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná). A grande quantidade de água, metade do previsto para todo o mês, causou enxurradas.

O vento também foi forte, entre 70 e 80 km/h. Em Cascavel, a força do vento chegou a quebrar um poste, que ficou pendurado pelos fios na Avenida Brasil, na região do Bairro São Cristóvão. Em Foz, foram registrados destelhamentos de residências e, na Avenida Costa e Silva, uma árvore foi arrancada pela raiz pela força do vento.

 

MAIS TEMPORAL E FRIO

A frente fria que se desloca rapidamente pelo Estado também provoca temporais isolados ao longo do dia em várias regiões. Há registros de danos causados por chuvas com forte vento também em Saudade do Iguaçu, Candói, Mallet, São Mateus do Sul, Apucarana, Pinhão, Maringá, São José dos Pinhais, Curitiba.

Com quedas de árvores e postes da rede de iluminação pública, diversas cidades ficaram sem energia elétrica. Em todo o Paraná, o número de unidades consumidoras chegou a 300 mil, nas primeiras horas da manhã, de acordo com a Copel.

Com o deslocamento da massa de ar frio, ainda estão previstas mais quedas na temperatura. Nesta quinta (27) e sexta-feira (28) estão previstas temperaturas mínimas de apenas 8ºC em Cascavel.

 

FOTO: Aniele Nascimento/Tribuna