Cotidiano

Chuvas: expectativa em Cascavel é manter índice acima da média

Segundo dados da Sanepar a média anual de chuvas em Cascavel de 2014 a 2018 foi de 2.517 mm

Chuvas: expectativa em Cascavel é manter índice acima da média

 

 

Cascavel – O início de abril está sendo marcado por dias com chuvas fortes e de grande volume e outros com menos precipitação mais leves, assim como ocorreu em março, mês que registrou 188,8 milímetros de chuva em Cascavel. Na manhã de ontem (4), Cascavel foi atingida por uma ‘pancada de água’, que se estendeu durante o decorrer do dia e deixou o clima um pouco mais ‘frio’ que o habitual das últimas dos últimos meses. A temperatura variou entre 20ºC e 23ºC.

De acordo com o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), gradualmente as instabilidades estão avançando pelo estado, com deslocamento mais evidente do Oeste para o Leste. A reportagem do O Paraná conversou com Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar que afirmou que o mês de abril deve superar a média histórica de precipitação em Cascavel, que é de 128 milímetros. “Devemos atingir esta média, pois neste mês são comuns essas chuvas concentradas em poucos eventos, mas de forma significativa”, avalia.

Conforme o levantamento realizado pelo Simepar, divulgado na edição do último fim de semana, com as chuvas de 2022, o Paraná conseguiu sair da crise hídrica que já perdurava por dois anos. As chuvas de março trouxeram um alívio para os mananciais de abastecimento, poços artesianos e demais reservatórios de água dos municípios. Nas 11 estações meteorológicas o volume de água superou o esperado e em algumas cidades a precipitação acumulada em milímetros (mm) mais do que dobrou.

 

Abastecimento

Segundo dados da Sanepar a média anual de chuvas em Cascavel de 2014 a 2018 foi de 2.517 mm. Em 2019 choveu 1.785 mm, em 2020 foram 1.309 mm e em 2021 1.337 mm. Ainda conforme a companhia, as chuvas de 2022 colaboraram para recuperação dos níveis dos rios, que estão com volume considerado normal. Entretanto, ainda há defasagem nos poços, reservatórios que necessitam de um tempo maior de chuva para recuperar a vazão ideal.

No mês passado, cidades do Sudoeste, como Dois Vizinhos, por exemplo, tiveram que aderir o rodízio no abastecimento durante alguns dias. Contudo, a companhia comunicou que, agora, todos os sistemas do Oeste e Sudoeste estão sendo atendidos de forma regular, sem necessidade de rodízio.

 

EMERGÊNCIAS

E, se por um lado as chuvas trazem alívio no abastecimento e para a produção no campo, por outro, também causam alguns problemas. Até o final da tarde de ontem (4) a Defesa Civil de Cascavel havia sido mobilizada para realizar dois atendimentos, sendo um no Jardim Clarito e outro no Bairro Cascavel Velho. Os moradores necessitavam de lona para cobrir alguns móveis, em razão das goteiras provocadas pelas chuvas.

O coordenador da Defesa Civil de Cascavel, Márcio Ribeiro, alertou aos cidadãos quanto aos alagamentos residenciais. “Por conta da chuva acumulada no telhado, pode haver infiltração e as goteiras, consequentemente deixam o chão escorregadio. É necessário estar atento para não sofrer acidentes domésticos”, avisa, lembrando que não é recomendado subir nos telhados para reparos nos dias de chuva. Em qualquer emergência, o morador pode pedir ajuda pelo telefone 199, da Defesa Civil, ou pelo 193, do Corpo de Bombeiros.

 

ALETAS

A Coordenadoria Estadual da Defesa Civil também oferece um serviço gratuito de alertas e informações sobre risco de mau tempo na sua região como deslizamento, inundação, alagamento, enxurrada, granizo e vendaval. Basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua região para o número 40199. A Defesa Civil responde com mensagem de confirmação do seu cadastro e a partir deste momento você passa a receber alertas periódicos sobre a situação de maior gravidade na sua região.

 

Foto: Celso Dias