Cotidiano

Chuvas de janeiro ficam 10% acima da média em Cascavel

O próximo fim de semana deve ser um clima mais ameno e de previsão mais chuvosa para Cascavel e a Região Oeste

Chuvas de janeiro ficam 10% acima da média em Cascavel

Cascavel – As chuvas que tiveram uma boa intensidade na última semana de janeiro fizeram com que a média de precipitações do primeiro mês de 2022 ficasse 10% acima da média do mês que tinha expectativa de fechar em 193,6 mm e chegou a 213,8 mm. Os dados do Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná) apontam ainda que as chuvas foram concentradas na última semana, do dia 23 de janeiro até esta segunda-feira (31) quando choveu 190,4 mm, quase a média de todo o mês.

De acordo com o meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib, para os próximos dias a previsão é de mais chuva, assim como deve ser todo o mês de fevereiro. A previsão é de um mês mais chuvoso, com precipitações mais regulares e frequentes, com previsão de média de 150 mm. “O próximo fim de semana deve ser um clima mais ameno e de previsão mais chuvosa para Cascavel e a Região Oeste”, disse.

 

Abastecimento

As chuvas foram bastante importantes também para dar um certo alívio na quantidade da água dos rios que abastecem Cascavel. Segundo a Sanepar, as chuvas reduziram de 25% para 20% o déficit hídrico dos mananciais, ou seja, teve aumento de 5% do nível deles.

De acordo com a gerente da Sanepar, Rita Camana, desde outubro do ano passado não é utilizada a água do Lago na complementação do abastecimento e estabilidade no sistema, situação que também é atribuída ao início da operação da captação do Rio São José que aumentou a capacidade de captação e produção de água na cidade.

Outra boa notícia é que com a toda essa chuva o nível do Lago Municipal de Cascavel voltou a subir e atingir o nível normal de vazão. Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Nei Haveroth, com as chuvas de outubro o lago tinha retomada a sua normalidade, mas em seguida, com a estiagem de novembro e dezembro chegou a baixar novamente 15 centímetros. Contudo, com as chuvas dos últimos dias está com vazão cheia e ainda com vazão no vertedouro. “O lago absorve os volumes de água que vêm pelas as galerias de água pluvial da cidade”, lembrou.

 

Lago Municipal voltou ao seu nível normal de água e de vazão

Foto: Secom