Saúde

Chuva volta com força, mas previsão já indica recuo

A previsão de chover a semana toda já não deve mais se confirmar

Chuva volta com força, mas previsão já indica recuo

Reportagem: Cláudia Neis

 Toledo – O último mês do ano começou com um grande alívio na cidade e no campo, com a tão esperada chuva na região oeste do Paraná. Já choveu mais que em todo o mês de novembro, passando dos 100 milímetros. Contudo, a previsão de chover a semana toda já não deve mais se confirmar.

De acordo com dados do Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná), a região de Toledo registrou o menor volume de chuva da região em novembro, com 40,8mm. Já nos dias 3 e 4 de dezembro passou de 100mm registrados, 88,6mm somente no dia 3.

O mesmo acontece com a região de Cascavel, que em novembro registrou 71,4mm e, nos dias 1º, 3 e 4 dezembro, foram mais de 100mm, somente no dia 3, foram 77,6mm.

Já na região de Foz do Iguaçu, novembro fechou com 84,4mm registrados e, até ontem (4), já eram mais de 100mm, dos quais 78,6mm no dia 3.

Dados do Boletim Agroclimatológico Mensal lançado pelo Inmet nessa sexta mostram que, para os meses de dezembro, janeiro e fevereiro, a previsão é de que o Paraná registre chuvas acima da média, ao contrário dos outros dois estados da Região Sul, cujas previsões climáticas indicam que as chuvas serão abaixo da média no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Há também previsão de calorão, com temperaturas acima da média em todo o Estado do Paraná no período.

Mas a recuperação das chuvas no Estado diz respeito à soma dos três meses, já que, para dezembro, o modelo de previsão do balanço hídrico do Inmet indica que o registro de chuvas deve ficar abaixo da média na região oeste do Paraná.

Já para os meses de janeiro e fevereiro de 2021 existe uma tendência de maior incidência de chuva no Paraná, com registros próximos ou acima da média.

O boletim com previsões climáticas para o verão ainda não foi finalizado pelo Instituto.

Nível do Lago x Rodízio

Os volumes registrados já trouxeram mudanças tanto na paisagem quando no dia a dia da população. O rodízio no abastecimento de água em Cascavel foi suspenso nos dias de chuva, contudo, a Sanepar afirma que a programação de rodízio está mantida e as avaliações e as definições são feitas diariamente.

A chuva permitiu fechar o registro de saída da água do Lago Municipal de Cascavel, pois o Rio Cascavel está mantendo a vazão, possibilitando a captação. A Sanepar ressalta que o déficit de chuvas é de mais de 1,2 mil milímetros no ano e a programação será mantida para que haja certeza de que os rios vão manter a vazão quando cessar a chuva.

Com o fechamento do registro e a chuva, o nível do Lago Municipal também apresentou melhora. De acordo com dados da Secretaria de Meio Ambiente, na segunda-feira, dia 30 de novembro, estava 2,70 metros abaixo do nível. Em nova medição realizada no dia 3, era 2,38 metros.

Alívio no campo

Os milímetros também são comemorados no campo, que conta com a chuva para garantir o desenvolvimento das lavouras de milho e soja. A economista Jovir Esser, do Deral (Departamento de Economia Rural) da regional de Cascavel, afirma que a umidade vai auxiliar na recuperação das plantas. “A chuva vai dar uma ‘oxigenada’ muito boa nas condições das lavouras de uma maneira geral aqui, na região, e evidentemente vai haver uma recuperação, sim. Vamos aguardar agora na sequência a continuidade das chuvas regulares para que possamos ter uma boa floração, formação de grãos e garantia de produtividade”, afirma Jovir.

Em algumas lavouras, a estiagem atrapalhou a germinação e o número de plantas que conseguiram nascer ficou abaixo do ideal, mas o replantio na região de Cascavel ocorreu em cerca de 5 mil hectares. “A área não é tão significativa. Mesmo com o número de plantas menor que o ideal, o produtor optou por dar continuidade na lavoura da forma como estava e eventualmente uma produtividade menor, mas foi a decisão dele”, explica a economista.

Perigo! Temporal à vista

A chuva deve continuar presente neste fim de semana. De acordo com o Simepar, estão previstas pancadas no sábado, no domingo e na segunda-feira, mas os volumes não são tão significativos como os já registrados.

Entretanto, é preciso ficar atento, pois o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta laranja de perigo para temporal válido durante todo o sábado em todo o Paraná e parte de Santa Catarina.

O Inmet alerta para registro de chuva entre 30 e 60mm/h ou 50 e 100mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h) e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

As recomendações são para em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda); se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia; obtenha mais informações na Defesa Civil (telefone 199) e no Corpo de Bombeiros (telefone 193).

O Simepar adiantou ainda que, por volta do dia 12 deste mês, uma nova frente fria chega ao Estado e traz chuvas com volumes consideráveis e com de forma mais uniforme em todas as regiões.