Cotidiano

Chuva volta à região Oeste com mais intensidade nesta quarta-feira

De acordo com o Simepar, desde 15 de janeiro não chovia na região Oeste do Paraná

Cascavel – No meio da tarde de terça-feira (26) uma forte pancada de chuva pegou muita gente de surpresa, especialmente os moradores dos bairros da região sul de Cascavel. Também não é pra menos, os cascavelenses já estavam se acostumando com o tempo firme registrados nos últimos dias.

De acordo com o Simepar (Instituto de Meteorologia do Paraná), desde 15 de janeiro não chovia na região Oeste do Paraná. Mas uma nova frente fria que se formou nos países vizinhos, Paraguai e Argentina, chegou ao Estado, trazendo instabilidade com risco de temporais isolados.

“As pancadas de chuvas e também formação de temporais são típicas do verão. Como a região Sul do País teve mais chuva nesta estação desde novembro passado, a média histórica de medição tem ficado acima do previsto”, destaca a meteorologista, Ana Beatriz Porto.

De 1º de janeiro até terça, choveu 145 milímetros em Cascavel. A média histórica do verão era de 176, ou seja, janeiro poderá fechar acima do esperado.

“Nesta quarta-feira pode chover ao longo do dia, mas as temperaturas seguem em elevação. Em algumas cidades do Estado, mesmo com a chuva, as temperaturas máximas vão continuar acima de 30ºC. De agora em diante, a tendência são pancadas de chuva intercaladas com aberturas de sol”, ressalta Porto.

Em muitas cidades da região Oeste os termômetros ficaram acima dos 35ºC  recentemente, Foz do Iguaçu registrou 39ºC e Guaíra 41ºC na segunda-feira passada.

Em Cascavel, a mínima prevista é de 21 ºC e a máxima poderá atingir 29ºC hoje. O calor promete ser menos intenso, por isso a previsão de pancadas de chuvas. As condições do tempo predominam até sábado, com instabilidade e aberturas de sol.