Cotidiano

Chuva marca início do outono

Chuva e temperaturas mais baixas marcam o início do outono, que começa oficialmente às 13h15 de hoje. De acordo com o Simepar (Instituto Meteorológico do Paraná), nesta terça-feira (20) a previsão é de pancadas isoladas e muita nebulosidade à noite. Além disso, os termômetros devem cair quase 4°C em menos de 24 horas, marcando mínimas de 20°C.

O tempo instável deve permanecer até sexta-feira (23). A boa notícia é de que não há previsão de temporais ao longo da semana, reflexo do fenômeno La Niña que perde forças a partir da chegada da nova estação. As chuvas devem variar entre as regiões, porém, estas variações, tanto acima quanto abaixo, ficam próximas à normalidade climatológica. Em Cascavel, a expectativa é de que as chuvas estejam um pouco acima da normalidade durante a estação.

Nevoeiros e geadas

O Simepar alerta para a presença de nevoeiros e geadas nas regiões serranas, características do outono. Para o restante de março e todo o mês de abril os termômetros devem marcar em média 21°C, conforme o Instituto. Para maio, a expectativa é de médias em torno de 16,2°C e para junho, 16°C.

A estação se caracteriza ainda pelo aumento de aglomerados de nuvens que, segundo o Simepar, podem causar drásticas alterações nas condições atmosféricas. O outono termina às 07h06 do dia 21 de junho, dando lugar ao inverno.

,