Esportes

Chuva forte provoca trapalhadas na semifinal da Copa América; assista

A forte tempestade que caiu em Chicago na noite de quarta-feira, paralisando a partida entre Colômbia e Chile por quase três horas, deixou o gramado encharcado e abriu espaço para situações inusitadas. O excesso de água deu trabalho à organização da Copa América Centenário, que precisou se desdobrar para garantir o término da semifinal, vencida pelos chilenos por 2 a 1 – a final será disputada contra a Argentina, no domingo.

Com o gramado molhado, uma simples invasão de campo – episódio que já aconteceu em jogos da seleção argentina na competição – virou uma sucessão de trapalhadas. No fim do segundo tempo, quando um torcedor pulou no gramado, os seguranças correm para tentar alcançá-lo, mas muitos escorregam. O próprio torcedor, que consegue fugir sem ser pego, desliza na altura do círculo central (veja o vídeo abaixo).

O alerta metereológico soou no intervalo da partida, quando o Chile já vencia por 2 a 0. Antes da partida, as autoridades já haviam alertado para o risco de uma tempestade elétrica – quatro raios caíram no estádio Soldier Field. Havia possibilidade até de granizo.

Os torcedores foram retirados das arquibancadas e encaminhados para os corredores do estádio, para aguardarem o fim da tempestade. No campo, não houve sistema de drenagem que desse conta da quantidade de água. O jeito foi apelar para uma solução caseira: o uso de rodos.

Funcionários do estádio, de rodos em mãos, se esforçaram para secar o gramado enquanto ainda havia a possibilidade de a tempestade cair novamente, o que acabou não acontecendo. A partida, que havia começado às 21h, teve o segundo tempo iniciado por volta de 0h25. Até lá, houve tempo de sobra para que o excesso de água rendesse mais cenas de trapalhadas.