Cotidiano

Chuva de granizo atinge cinco bairros e afeta mais de 65 mil pessoas

Uma pessoa morreu e outras 15 ficaram feridas por conta do temporal

Foz do Iguaçu – Há cerca de dois meses, o município de Foz do Iguaçu decretou estado de emergência por conta dos estragos causados pela chuva de granizo que afetou mais de 65 mil pessoas, deixou 15 feridas, além de um óbito. Antes mesmo de recuperarem parte dos prejuízos, os moradores mais uma vez foram vítimas da força da natureza.

O temporal que começou na madrugada de terça-feira (17) provocou alagamentos nos bairros Ouro Verde, Morenitas, Boicy e jardins Três Pinheiros e São Luiz depois que o rio Boicy transbordou. A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros precisaram ser acionados ainda durante a noite para vistoriar nove residências que corriam risco de desabamento.

No entanto, apesar dos estragos, nenhum imóvel precisou ser interditado. Além disso, doze pessoas precisaram ser encaminhadas ao Creas Pop (Centro de Referência Especializado em Assistência Social para População em Situação de Rua). Os militares realizam também a entrega de lonas e abrigos às famílias afetadas. 

Segundo a prefeitura, a vazão do rio Boicy normalizou apenas pela manhã, deixando ainda mais aparente os prejuízos causados pela tempestade. As ruas da área central e bairros atingidos ficaram encobertas pela lama, com necessidade de intervenção da Secretaria Municipal de Obras, que até a tarde de ontem realizava a limpeza desses locais. O número de afetados não foi informado pela prefeitura.

No Paraná

Além de Foz do Iguaçu, as cidades de Colombo, Colorado, Cruzeiro do Oeste, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Mandirituba, Maringá e Prudentópolis foram atingidas pela tempestade. Ao todo, 1.246 paranaenses foram afetadas, 86 casas danificadas, 33 desalojados e cinco feridos.

Meteorologia

O agravante aos moradores de Foz do Iguaçu foi o volume de água registrado em menos de 24 horas. Segundo o serviço de meteorologia do Aeroporto Internacional, choveu mais de 80 milímetros desde a madrugada de terça-feira, total previsto para os próximos quinze dias.

Conforme o Simepar (Sistema de Meteorologia do Paraná), as chuvas na fronteira seguem até sábado (21). Essa instabilidade passa por toda a região Oeste, com pancadas de chuva durante todo o dia e à noite. A Defesa Civil mantém o alerta de temporais.

(Com informações Marina Kessler)