Cotidiano

Chuva com rajadas de vento deixa estragos em Cascavel e Cafelândia

Em Cafelândia o temporal causou muitos estragados e deixou 4 mil unidades consumidoras sem energia elétrica

Chuva com rajadas de vento deixa estragos em Cascavel e Cafelândia

Cascavel – Uma forte chuva com rajadas de vento que atingiram cerca de 70 quilômetros por hora, logo no começo da tarde de ontem (25) deixou estragos em Cascavel. A Defesa Civil de Cascavel atendeu pelo menos 21 ocorrências envolvendo alagamentos e destelhamentos. As equipes entregaram cerca de 750 metros de lonas e telhas para auxiliar as pessoas que tiveram suas residências atingidas pela chuva. Nenhum morador ficou desabrigado ou desalojado.

A situação mais grave aconteceu na Rua Salvador, no Bairro Brasmadeira, onde uma casa foi atingida pela queda de uma árvore. Segundo o coordenador da Defesa Civil, Marcio Ribeiro, em situações de chuva com os ventos fortes, é comum os galhos de árvores caírem sobre as casas e quebrarem as telhas.

A Defesa Civil de Cascavel pode ser acionada pelo telefone 199.

 

Cafelândia

Na cidade de Cafelândia também o temporal também causou diversos prejuízos. A pior situação ocorreu em um prédio no centro da cidade em que as telhas foram arrancadas, rompendo a fiação elétrica, sendo arremessadas para outros bairros da cidade. Além disso, teve queda de duas árvores em cima de carros e um caso em que a árvore caiu em cima de um estabelecimento comercial, mas ninguém ficou ferido.

De acordo com a Copel, os ventos fortes provocaram a quebra de postes rompendo os cabos de energia, além da derrubar árvores sobre a rede, prejudicando o fornecimento em cerca de quatro mil unidades consumidoras. Equipes da companhia foram acionadas para os reparos e até o final da tarde de ontem pelo menos 300 imóveis ainda estavam com fornecimento de energia elétrica interrompido.

 

 

++++

 

 

Dengue: começa hoje vistoria nos bairros com maior infestação

 

Cascavel – Os agentes de endemias de Cascavel fazem, a partir desta quarta-feira (26), ações nos bairros em que o índice de infestação predial apontado no primeiro Liraa (Levantamento de Índice Rápido e Amostral)

Liraa), realizado na semana passada, foi superior ao preconizado pelo Ministério da Saúde, que é de 1%. O índice médio da cidade foi de 1,5% o que coloca a cidade em risco médio para a doença, mas em alguns bairros, o percentual chegou a 3,7%.

A ação começa às 8h pelos os bairros Padovani, Jardim União, Santa Catarina, Faculdade, Universitário, Turisparque e Veredas, que atingiram o maior índice da cidade de 3,7%. Serão realizadas ações para reforçar as orientações para conscientizar a população e eliminar focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. A saída dos 52 agentes de endemias está marcada para ocorrer no parque infantil localizado na Estrada Rio da Paz e, durante o dia, a meta dos agentes é visitar cerca de 1,3 mil imóveis.

A próxima ação está programada para sexta-feira (28), nos bairros Santo Onofre, Santa Cruz, FAG, Treviso e Paulo Godoy, onde a infestação chegou a 3%. Na próxima semana, dia 1º de fevereiro será a vez da região do bairro Santa Felicidade, dia 4 no Veneza e dia 7 no Floresta.

Clair Wagner, gerente de Vigilância em Saúde Ambiental, disse que é importante os moradores intensificarem os cuidados neste período de chuva e calor, fazendo a vistoria semanal nos seus espaços, não deixando locais que possam acumular água, já que a dengue é uma doença possível de prevenção e “é dever de todos”.

 

4,7 mil imóveis

No primeiro Liraa do ano realizado de 17 a 19 de janeiro, os agentes realizaram a inspeção de 4.771 imóveis espalhados em todos os bairros da cidade e encontraram um total de 80 criadouros. A maior incidência foi em depósitos móveis como vasos e pratos, frascos com plantas, bebedouros de animais, um total de 32,5%, além disso, 25% em lixo e outros resíduos e 30% em outros tipos de locais que acumulam água. O restante foi em calhas, lajes, ralos e em plantas.