Cotidiano

Chuva chega tímida, mas plantio é intensificado

Nova Aurora – O aumento de nebulosidade não foi suficiente para trazer chuva de verdade e de forma generalizada à região. Mesmo assim, conforme o prometido, muitos produtores intensificaram o plantio da safra de verão e agora já são mais de 40 mil hectares cultivados com soja nos núcleos regionais da Seab (Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento) de Cascavel e de Toledo. Somente neste fim de semana estima-se que mais de dez mil hectares tenham sido cultivados sem cair de forma regular chuva suficiente para isso. “Mas os produtores estão plantando mesmo sem chuva na expectativa que tenhamos precipitação nos próximos dias”, afirma o técnico do Deral (Departamento de Economia Rural), José Pértille.

As pancadas foram tão isoladas e irregulares que nem o Simepar registrou chuva em alguns lugares onde de fato teria chovido e em outros, onde muita gente não viu água, há um registro mínimo de precipitação.

Em Cascavel, por exemplo, houve registro de 1,6 milímetro no fim de semana, em Toledo, onde muita gente jura que não caiu uma gota d´água sequer, a estação chegou a medir 19,6 milímetros e em Palotina menos de dois milímetros.

Em Nova Aurora onde chegou a ser registrado um temporal na noite de domingo, não houve registro oficial de precipitação a exemplo de Santa Helena onde teria chovido relativamente bem no começo da tarde de ontem, mas não havia contagem oficial no Simepar.

Em Nova Aurora o temporal que deixou estragos teria sido registrado ainda na noite de domingo. Vento e chuva fortes teriam levado para longe tapumes da barreira de proteção da festa dos 50 anos do município. As festividades foram realizadas ontem.

Entre os locais mais atingidos, estaria o distrito de Palmitópolis onde a cobertura da balança de uma cooperativa foi parar no chão.

A Defesa Civil do município não havia informado até o fim da tarde de ontem o número de residências atingidas.

PRÓXIMOS DIAS

Para a alegria de quem está sedento por chuva, principalmente os produtores, a boa notícia está na promessa de um volume maior de precipitação para sexta-feira. Segundo o ClimaTempo, podem cair cerca de 30 milímetros na região. Na segunda-feira podem ser mais 33 mm e no dia 8 de outubro outros 50 mm. Se de fato essas previsões de confirmarem, trarão mais tranquilidade para o plantio e o desenvolvimento da safra de verão.