Cotidiano

Chuva apaga incêndios em Quedas e Ilha Grande

Quedas do Iguaçu – A chuva registrada no fim de semana, mesmo que modesta, contribuiu para o fim dos focos de incêndios combatidos há mais de 30 dias no município de Quedas do Iguaçu e na região do Parque Nacional de Ilha Grande. A informação foi confirmada ontem pelo oficial de comunicação do 4º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Cascavel, Murilo Sinque. “Graças a Deus, contamos com a ajuda divina para acabar com o fogo, caso contrário, teríamos um árduo trabalho naquelas regiões por pelo menos mais alguns dias”, disse ele.

Há cerca de 20 dias, o fogo se alastrou por mais de 600 pontos em uma área estimada de 540 quilômetros quadrados, quase toda a extensão territorial do município, que é de pouco mais de 800 quilômetros quadrados.

No fim da semana passada, equipes do Corpo de Bombeiros de Cascavel, Francisco Beltrão, Três Barras do Paraná, Espigão, Pato Branco, Nova Laranjeiras e os bombeiros comunitários de Quedas do Iguaçu, totalizando 20 soldados do Corpo de Bombeiros distribuídos em oito equipes, fizeram uma força-tarefa para tentar controlar as chamas. Enquanto realizavam o trabalho, alguns motociclistas foram flagrados atendo fogo em outras áreas da mata nativa, para dificultar o trabalho executado pelos bombeiros. “Não podemos afirmar se eram ou não membros do movimento sem-terra”, salientou o capitão Sinque.

Temendo sofrer qualquer tipo de represália, os bombeiros evitaram entrar nos acampamentos onde havia alguns focos de incêndio. “Para isso, seria necessário um aparato policial”.

No Parque Nacional de Ilha Grande, a chuva também apagou os focos de incêndio. Ontem, profissionais do ICMBio realizavam um trabalho de monitoramento e rescaldo na área. Nos últimos dias, vinha sendo registrados em todo o estado do Paraná o surgimento de um foco a cada 13 minutos.